INDÚSTRIA CULTURAL E SEMIFORMAÇÃO: A ATUALIDADE DA EDUCAÇÃO APÓS AUSCHWITZ

Autores

  • Antônio Álvaro Zuim Universidade Federal de São Carlos (São Carlos, SP, Brasil)

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v25n50a2018-09

Palavras-chave:

Educação após Auschwitz. Semiformação. Indústria Cultural. Theodor W. Adorno. Teoria Crítica.

Resumo


Indústria cultural e semiformação: a atualidade da educação após Auschwit z

Resumo: Tem-se como objetivo argumentar que as considerações de Theodor W. Adorno, sobre a possibilidade de reincidência da barbárie de Auschwitz, devem ser revitalizadas. Parte-se do pressuposto de que essas considerações são fundamentais para que se possa refletir a respeito do modo como o atual desenvolvimento tecnológico da indústria cultural estimula a revitalização da semiformação e, portanto, o reaparecimento de um clima propício ao retorno da barbárie, na forma da reprodução do preconceito delirante, da frieza, da dessensibilização e sadomasoquismo dentro e fora das escolas.

Palavras-chave: Educação após Auschwitz. Semiformação. Indústria Cultural. Theodor W. Adorno. Teoria Crítica.

Abstract: The objective of this article is to discuss Theodor W. Adorno's considerations about the possibility of reissue the barbarism of Auschwitz should be revived. Starting from the presumption that they are fundamental for reflecting on the subject in view of the technological development nowadays of culture industry stimulating the revival of Semi-edication and, therefore, the return of barbarism in the form of reproduction of the delirant prejudice, of the coldness, of the de-sensitization and sadomasochism inside and outside Schools.

Keywords: Education after Auschwitz. Semi-education. Cultural Industry. Theodor W. Adorno. Critical Theory.

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Data de registro: 05/01/2010

Data de aceite: 20/05/2010

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Biografia do Autor

Antônio Álvaro Zuim, Universidade Federal de São Carlos (São Carlos, SP, Brasil)

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Como Citar

ZUIM, A. Álvaro. INDÚSTRIA CULTURAL E SEMIFORMAÇÃO: A ATUALIDADE DA EDUCAÇÃO APÓS AUSCHWITZ. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 25, n. 50, p. 607–634, 2011. DOI: 10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v25n50a2018-09. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/13366. Acesso em: 23 nov. 2024.