Uma rede de registros dos métodos de resolução de equações do segundo grau para construção de vídeos no TikTok
DOI:
https://doi.org/10.14393/BEJOM-v4-2023-69692Palavras-chave:
Pibid, Ensino Fundamental, TikTok, Projetos CriadoresResumo
Esta pesquisa é parte de uma dissertação que abordou a autoria de licenciandosem Matemática na criação de vídeos no Pibid. O objetivo deste estudo foi destacar a relevância de uma organização em rede interconectada de registros de conteúdos matemáticos. Utilizando abordagem qualitativa e o método de estudo de casos, a autoria dos participantesdo Pibid no TikTok, especialmente em relação aos métodos de resolução de equações do segundo grau, foi analisada. Como resultado, desenvolveu-se um algoritmo computacional para publicação desses métodos, considerados como nós de registros do fazer matemático. Esses registros formaram uma microrrede em formato de “fractal”, oferecendo diversasabordagens para a resolução de equações do segundo grau. Conclui-se, portanto, que além das macrorredes de projetos criadores de conteúdos matemáticos em diferentes plataformas, é essencial criar microrredes que abordem o mesmo conteúdo matemático de maneiras distintas, considerando múltiplas representações de significado. Essas microrredes são compostas por nós de registros criados ao longo da história humana.
Downloads
Referências
BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Características da investigação qualitativa. In: BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Editora Porto, 1994.
CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). Edital MEC/CAPES/FNDE. 2007. Disponível em: https://www.gov.br/capes/ pt-br/centrais-de-conteudo/edital-pibid-pdf. Acesso em: 04 jun. 2023.
CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). Chamada Pública Edital do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação À Docência – Pibid. 2009. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/ centrais-de-conteudo/edital02-pibid2009-pdf. Acesso em: 04 jun. 2023.
GATTI, B. A. et al. Um estudo avaliativo do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid). São Paulo: Fcc/Sep, 2014. 120 p. Disponível em: https://www2.unesp.br/portal#!/prograd/pibid18080/ publicacoes/avaliacao-pibid-ffc/. Acesso em: 04 jun. 2023.
GOMES, R. D. Performance da resolução de problemas no ensino de equação do 2o Grau, um estudo dos métodos de fatoração e do método de Po-Shen Loh. 2022. 174 f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. Disponível em: https://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4486. Acesso em: 04 jun. 2023.
LÉVY, P. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. 15. ed. Rio de Janeiro: Editora34, 2008. 204 p.
LÜDKE, M.; DE ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. 2. ed. São Paulo: EPU, 2018.
MARINA, J. A. Teoria da inteligência criadora.Tradução: Antonio Fernando Borges. Rio de Janeiro: Guarda-Chuva, 2009.
MEC (Ministério da Educação). Base Nacional Comum Curricular (BNCC). 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 04 jun. 2023.
DE SOUSA, M. A. O processo de constituição da inteligência criadora no PIBID do curso de licenciatura em matemática no contexto pandêmico. 2022. 118 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Centro de Ciências Integradas, Universidade Federal do Norte do Tocantins, Araguaína, 2022.
YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 5. ed. Porto Alegre: Bookman Editora Ltda, 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Deive Barbosa Alves, Douglas Silva Fonseca, Marcos Antônio de Sousa
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
- Os artigos publicados são licenciados sob a versão CreativeCommons CCBY-NC/4.0. Ao enviar o material para publicação, os autores estarão automaticamente abrindo mão de seus direitos autorais, concordando com as diretrizes editoriais do periódico e assumindo que o texto foi devidamente revisado. A submissão simultânea de artigos a outras revistas é proibida, e, é também proibida a tradução de artigos publicados no periódico para outro idioma sem a devida autorização.