A temática étnico-racial na formação de professores: um estudo de caso no curso de Pedagogia no Noroeste de Minas Gerais / Ethnic-racial thematic in teacher training: a case study in the Pedagogy course in Northwest Minas Gerais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v9n3a2020-57884

Palavras-chave:

Formação de professores, Educação Étnico racial, Leis 10.639/03 e 11.645/08

Resumo

O artigo tem por objetivo investigar se as disciplinas de Educação étnico racial e História e cultura afro-brasileira, inseridas nas grades dos cursos de Pedagogia de duas IES localizadas no Noroeste de Minas Gerais contribuem para que os futuros professores construam saberes necessários para uma prática pedagógica antirracista. A pesquisa foi realizada na modalidade qualitativa. Os pesquisadores entrevistaram 74 alunos do 8º período dos cursos de Pedagogia. Os dados colhidos em campo sinalizam para um avanço na aplicação das Leis 10.639/03 -11.645/08, no entanto, evidenciam a necessidade de continuidades nos projetos educacionais para que a mentalidade antirracista seja internalizada na sociedade local.

 

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Biografia do Autor

Maria Célia da Silva Gonçalves, Università degli Studi Del Sannio - Itália

Pós-doutorado em Educação pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Estágio Pós-doutoral em Economic History Department of Law, Economics, Management and  Quantitative Methods-DEMM da Università degli Studi Del Sannio - UNISANNIO-(Benevento, Italy).Visiting Professora da Università degli Studi Del Sannio - UNISANNIO. Pós-doutoranda em História pela Universidade de Évora em Portugal.

Luiz Síveres, Universidade Católica de Brasília - Brasil

Pós-doutorado em Educação e Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Foi Pró-Reitor de Extensão, de Pesquisa e Pós-graduação e, atualmente, é Professor/Pesquisador Permanente do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade Católica de Brasília.

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Publicado

2020-10-24

Como Citar

GONÇALVES, M. C. da S. .; SÍVERES, L. . A temática étnico-racial na formação de professores: um estudo de caso no curso de Pedagogia no Noroeste de Minas Gerais / Ethnic-racial thematic in teacher training: a case study in the Pedagogy course in Northwest Minas Gerais. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 9, n. 3, p. 708–729, 2020. DOI: 10.14393/REPOD-v9n3a2020-57884. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/57884. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Políticas educacionais de igualdade racial concepções, reflexões e plur