Políticas de igualdade racial e suas interfaces com a Educação Indígena, do Campo e Quilombola: reivindicações históricas e conquistas dos movimentos sociais / Racial equality policies and their interfaces with Indigenous, Rural and Quilombola Education:

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v9n3a2020-57851

Palavras-chave:

Políticas de Igualdade Racial, Educação Indígena, Educação do Campo, Educação Quilombola, Movimentos Sociais

Resumo

O artigo apresenta uma discussão sobre as políticas de igualdade racial e suas interfaces com a Educação Indígena, do Campo e Quilombola no Brasil. A análise tem como foco as reivindicações históricas e as conquistas dos movimentos sociais representativos dos povos tradicionais, indígenas e camponeses. A metodologia fundamenta-se na pesquisa bibliográfica e documental, tendo como base a revisão de autores que tratam da temática em pauta, assim como as legislações que reconhecem o direito à educação desses povos. Dentre os resultados, destacamos o papel dos movimentos sociais no surgimento e fortalecimento das políticas públicas de igualdade racial, de Educação Indígena, do Campo e Quilombola como instrumentos de resistência e (re)existência à lógica capitalista.

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Biografia do Autor

Gilberto Paulino de Araújo, Universidade Federal do Tocantins - Brasil

Doutor em Linguística - Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade de Brasília (PPGL/UnB - Brasil). Professor Adjunto do Curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal do Tocantins (UFT/Câmpus Arraias).

Antônio Cláudio Moreira Costa, Universidade Federal de Uberlândia - Brasil

Doutor em Educação. Professor Associado da Faculdade de Educação – FACED, da Universidade Federal de Uberlândia. Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Comunicação – GEPECC. Pós-doutorando na Faculdade de Psicologia e Educação da Universidade do Porto / Portugal.

Salomão Antônio Mufarrej Hage, Universidade Federal do Pará - Brasil

Doutor em Educação pela PUC de São Paulo. Professor do Instituto de Ciências da Educação da Universidade Federal do Pará. Bolsista Produtividade do CNPQ. Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação do Campo na Amazônia (GEPERUAZ). Integra a Coordenação do Fórum Paraense de Educação do Campo.

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Publicado

2020-10-24

Como Citar

ARAÚJO, G. P. de .; COSTA, A. C. M. .; HAGE, S. A. M. . Políticas de igualdade racial e suas interfaces com a Educação Indígena, do Campo e Quilombola: reivindicações históricas e conquistas dos movimentos sociais / Racial equality policies and their interfaces with Indigenous, Rural and Quilombola Education: . Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 9, n. 3, p. 568–586, 2020. DOI: 10.14393/REPOD-v9n3a2020-57851. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/57851. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Políticas educacionais de igualdade racial concepções, reflexões e plur