Tecnologias digitais de informação e comunicação e educação a distância na formação docente: qual inovação? / Digital information and communication technologies and distance education in teacher education: what innovation?
DOI:
https://doi.org/10.14393/REPOD-v9n1a2020-54808Palavras-chave:
Tecnologias digitais, Inovação pedagógica, Educação a Distância, Formação de professores, Literacia midiáticaResumo
O artigo traz o cenário da Educação a distância no Brasil, apresentando sua expansão em ofertas de cursos e números de ingressantes. Aponta que, no centro dessa expansão, estão os cursos de licenciatura e a necessidade da superação do uso exclusivamente instrumental dos recursos digitais, rumo à literacia midiática. O objetivo é discutir influências e relações das tecnologias digitais de informação e comunicação e da Educação a Distância na formação de professores. De que maneira esses fatores podem contribuir com a inovação pedagógica, fundamentada em uma perspectiva emancipadora de educação? A partir de referencial teórico, alicerçado na necessidade do uso crítico e criativo das tecnologias digitais de informação e comunicação, as autoras dialogam com a inovação pedagógica e a literacia midiática para a promoção de um cenário promissor para a educação a distância.
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