Determinação do Fato de Escala em Estações Totais e MED Utilizando Observações de Campo e Laboratório

Conteúdo do artigo principal

Pedro Luis Faggion
Silvio Rogério Correia de Freitas

Resumo

A calibração de Medidores Eletrônicos de Distância (MED) consiste na determinação do erro de zero, fator de escala e elementos do erro cíclico. Para tal, são necessárias três etapas envolvendo operações de campo e de laboratório. São elas: determinação do erro de zero (não coincidência entre o centro mecânico e o centro eletrônico do MED); fator de escala (variação na frequência de medida do equipamento); elementos do erro cíclico (amplitude e fase). Suas determinações são efetuadas respectivamente através de: observações em uma base de campo, tal como a disponível no âmbito da UFPR; determinação do fator de escala em laboratório e determinação precisa dos elementos do erro cíclico através de observações em uma base em ambiente fechado. O presente trabalho aborda a determinação do fator de escala dos MEDs em laboratório e compara-os com o valor obtido em campo. Esse erro é diretamente relacionado com as variações produzidas pelo cristal, que modulam o sinal utilizado para determinar a distância entre o emissor e refletor e pela variação da temperatura de operação do mesmo. O presente estudo, pouco explorado a nível Brasil, pretende apresentar a metodologia e os primeiros resultados alcançados na obtenção do fator de escala pelos métodos descritos e colocar tais recursos à disposição dos potenciais usuários no Brasil, como um recurso adicional para seus trabalhos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
FAGGION, P. L.; DE FREITAS, S. R. C. Determinação do Fato de Escala em Estações Totais e MED Utilizando Observações de Campo e Laboratório. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 52, p. 20–28, 2000. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/52327. Acesso em: 4 jan. 2025.
Seção
Artigos

Referências

CORDINI, J. Determinação do Erro Cíclico em Distanciômetros Eletrônicos. Dissertação de Mestrado, Curitiba, Curso de Pós-Graduação em Ciências Geodésicas, UFPR, 131f. 1991.

DE FREITAS, S. R.; MEDEIROS, Z. F.; FAGGION, P. L.; JOHANSSON, A.; GONCHO, G.; MIRANDA, J. M. P. Otimização dos Levantamentos Altimétricos de Precisão. In: Congresso Técnico Científico de Engenharia Civil, Florianópolis, 21-23 de abril, Anais..., v. 3, pp. 479-488. 1996

EMENIKE, E. N. On the calibration of EDM instruments. Australian Surveyor, v. 31, n. 3, pp. 175-185, 1982.

EMENIKE, E. N. A simplified approach to accurate EDM instrument calibration. Survey Review, v. 26, n. 204, pp. 273-278, 1982.

FAGGION, P. L.; DE FREITAS, S. R. Laboratório de Instrumentação Geodésica da Universidade Federal do Paraná. In: Congresso Técnico-Científico de Engenharia Civil, Florianópolis, 21-23 de abril, Anais..., v. 3, pp. 494-503. 1996.

FAGGION, P. L. Determinação do Fator de Escala em Estações Totais e “MED” utilizando Observações de Campo e Laboratório. Seminário II, CPGCG, Universidade Federal do Paraná, 41p., 1999.

FRERKING, M. Crystal oscillator design and temperature compensation. New York: Springer, 1978.

GEMAEL, C. Introdução ao Ajustamento de Observações: Aplicações Geodésicas. Curitiba: Editora da UFPR, 1995.

GRIPP JÚNIOR, J. Calibração de Distanciômetros Eletrônicos com Medidas de Campo. Dissertação de Mestrado, Curitiba, Curso de Pós-Graduação em Ciências Geodésicas, UFPR, 115f. 1986.

IBGE. Resolução – PR Nº 22. Boletim de Serviço, Rio de Janeiro, RJ, 1983.

KAHMEN, H.; FAIG, W. Surveying. New York: de Gruyter, 1988.

PACILÉO NETTO, N. Calibração de Medidores Eletrônicos de Distância, Construção de uma Base Multipilar na USP e Metodologia de Aferição. Tese de Doutorado, São Paulo, Doutorado em Engenharia de Transportes, USP, 1991.

RÜEGER, J. M. Designs and Use of Base Lines for the Calibration of EDM-Instruments. Proceedings Australian Survey Congress, Darwin, Australian, 1977.

RÜEGER, J. M. Quartz Crystal Oscillators and their Effects on the Scale Stability and Standardization of Electronic Distance Meters. Unisurv Report S-22, Scholl of Surveying, University of New South Wales, Sydney, Australia.

RÜEGER, J. M. Electronic Distance Measurement: An introduction. Berlin: Springer-Verlag, 1990.

WILD TC2002. User Manual. Heerbrungg, Suiza, 1994.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>