O uso de técnicas para o ensino de pronúncia da língua inglesa

Autores

  • Felipe Santos dos Reis Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.14393/DL30-v11n3a2017-12

Palavras-chave:

Inglês como L2, Ensino de pronúncia, Inteligibilidade, Práticas de ensino, Técnicas

Resumo

Esta pesquisa qualitativa de base etnográfica (ANDRÉ, 2003) tem por objetivo investigar as formas através das quais a pronúncia da língua inglesa é focalizada nas aulas de dois professores de uma escola de idiomas da cidade de Campina Grande - PB. Os instrumentos utilizados com vistas à coleta de dados envolvem entrevistas semiestruturadas, observação e gravação em áudio das aulas, e notas de campo. Os resultados obtidos aqui indicam que a forma mais utilizada por esses professores a fim de abordar aspectos de pronúncia do inglês corresponde à técnica escutar e imitar, tal como apresentada por Celce-Murcia, Brinton e Goodwin (2010), a qual é baseada numa abordagem implícita e depende da habilidade do aprendiz de ouvir e imitar o ritmo e os sons do inglês como L2.

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Biografia do Autor

Felipe Santos dos Reis, Universidade Federal da Paraíba

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal da Paraíba.

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Publicado

17.07.2017

Como Citar

REIS, F. S. dos. O uso de técnicas para o ensino de pronúncia da língua inglesa. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 11, n. 3, p. 708–733, 2017. DOI: 10.14393/DL30-v11n3a2017-12. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/37171. Acesso em: 30 jan. 2025.