Maintenance and reproduction of rural poverty in Brazil and challenge to overcome it through public policies

Authors

  • Antonio Nivaldo Hespanhol (UNESP), Câmpus de Presidente Prudente

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCT91826894

Keywords:

Rural poverty, Public policies, Territorial approach, Region

Abstract

Demonstrou-se, no artigo, o caráter multideterminado e multifacetado da pobreza rural no Brasil, bem como sua magnitude e diferenciação regional, considerando as cinco grandes regiões do país. Foram analisados os limites operacionais das políticas públicas de cunho territorial para superá-la. Tais políticas foram implementadas no país no final dos anos 1990 e intensificadas a partir de 2004, com a criação do Programa Nacional de Desenvolvimento Sustentável de Territórios Rurais (PRONAT). Também se procurou demonstrar a importância de várias políticas públicas implantadas, nas últimas décadas, para combater a pobreza rural no Brasil, com destaque para o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF), a política de assentamentos rurais os mercados institucionais, a aposentadoria rural e as políticas de cunho distributivo, (Programa Bolsa Família). Os elementos que têm contribuído para a redução da pobreza rural no país foram apontados e, ao final do texto, são indicadas as ações necessárias para que ela seja reduzida em médio prazo.

Downloads

Author Biography

  • Antonio Nivaldo Hespanhol, (UNESP), Câmpus de Presidente Prudente

    Doutor em Geografia e docente dos cursos de Graduação e de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual Paulista (UNESP), Câmpus de Presidente Prudente – SP. Bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPq

Published

2014-06-25

Issue

Section

4 - Políticas públicas, desenvolvimento territorial e pobreza rural no Brasil

How to Cite

HESPANHOL, Antonio Nivaldo. Maintenance and reproduction of rural poverty in Brazil and challenge to overcome it through public policies. Revista Campo-Território, Uberlândia, v. 9, n. 18 Jun., 2014. DOI: 10.14393/RCT91826894. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/26894. Acesso em: 8 apr. 2025.

Most read articles by the same author(s)