O terceiro-instruído:
Ontofenomenologia e educação em Michel Serres
DOI:
https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v34n71a2020-57675Palavras-chave:
Ontofenomenologia, Epistemologia, Educação, Michel SerresResumo
O terceiro-instruído: Ontofenomenologia e educação em Michel Serres
Resumo: O terceiro-instruído: Ontofenomenologia e educação em Michel Serres é um estudo que visa compreender a relevância do pensamento ontofenomênico, epistemológico e educacional de Michel Serres para a implementação dessas categorias filosóficas: contrato natural (como oposição ao contrato social de Rousseau e como defensor do regresso à Terra inteira e ao Amor) e terceira-instrução. Nesse sentido, a importância da educação, comparada com a ontofenomenologia e a epistemologia, tornar-se-á maior e mais importante.
Palavras-chave: Ontofenomenologia; Epistemologia; Educação; Michel Serres.
The third-instructed: Ontophenomenology and education in Michel Serres
Abstract: The third-instructed: Ontophenomenology and education in Michel Serres is a study which focus on understanding the relevance of ontophenomenal, epistemological and educational Serres’s thought for the implementation of these philosophical categories: natural contract (as opposition to Rousseau’s social contract and as a defender of the return to whole Earth and Love) and third-instruction. Therefore, the materiality of education comparing to ontophenomenology and epistemology will become greater and principal.
Keywords: Ontophenomenology; Epistemology; Education; Michel Serres.
Le tiers-instruit: Ontophénoménologie et éducation à Michel Serres
Resumé: Le tiers-instruit: Ontophénoménologie et éducation à Michel Serres est une étude qui vise à comprendre la pertinence de la pensée ontophénoménal, épistémologique et éducatif de l’auteur pour accomplir ces catégories philosophiques: contrat naturel (par opposition au contrat social de Rousseau et en tant que défenseur du retour à la Terre entière et à l’Amour) et tierce-instruction. Donc, par rapport à ontophénoménologie et à épistémologie, l’importance de l´éducation deviendra plus grand et plus importante.
Mots-clés: Ontophénoménologie; Épistémologie; Éducation; Michel Serres.
Data de registro: 06/10/2020
Data de aceite: 25/11/2020
Downloads
Referências
ARISTÓTELES. Metafísica. Tradução de Vicenzo Coceo e notas de Joaquim de Carvalho. São Paulo: Editora Abril, 1976.
COMENIUS. Didática Magna. 6.ª ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2015.
HUSSERL, E. A crise das ciências europeias e a fenomenologia transcendental. Uma introdução à filosofia fenomenológica. Tradução de Diogo Falcão Ferrer. Lisboa: Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa, 2008.
KIRK, G. S.; RAVEN, J. E.; SCHOFIELD, M. Os Filósofos Pré-Socráticos. Trad. Carlos Alberto Louro Fonseca. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1994.
MERLEAU-PONTY, M. Phénoménologie de la perception. Paris: Gallimard, 2005.
______. A prosa do mundo. Tradução de Paulo Neves. São Paulo: Cosac Naify, 2012.
______. Le visible et l’invisible. Paris: Gallimard, 2009.
NIETZSCHE, F. O Livro do Filósofo. Tradução de Ana Lobo. Porto: Rés Editora, s.d.
ROUSSEAU, J-J. Émile ou de l’éducation. Apresentaçõa e notas de André Charrak. Paris: GF Flammarion, 2009.
SERRES, M. Os cinco sentidos – Filosofia dos corpos misturados 1. Tradução de Eloá Jacobina. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001
______. Le contrat naturel. Paris: Flammarion, 1992.
______. O terceiro instruído. Trad. Serafim Ferreira. Lisboa: Instituto Piaget, 1993.
______. Diálogo sobre a Ciência, a Cultura e o Tempo: Conversas com Bruno Latour. Lisboa: Instituto Piaget, 1996.
______. Elementos para uma história das ciências: Do fim da Idade Média a Lavoisier. Lisboa: Terramar, 1996.
______. Hermes – Uma filosofia das ciências. Trad. Andréa Daher. Rio de Janeiro: Graal, 1990.
______. Hominescence: Essais. Paris: Éditions Le Pommier, 2001.
______. Polegarzinha. Tradução de Jorge Bastos. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2013.
______. Le guacher boiteux – Puissance de la pensée. Paris: Éditions Le Pommier, 2017.
WITTGENSTEIN, L. Tratado lógico-filosófico e Investigações Filosóficas. 2ª ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1987.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Romana Valente Pinho
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Declaração de direitos autorais: Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Educação e Filosofia, volume, nº, páginas). Todos os artigos desta revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à EDUFU.
Declaration of Copyright: The works published are the property of their authors, who may make use of them for later publications, always citing the original publication (original title, Educação e Filosofia, volume, issue, pages). The authors of the articles published are fully responsible for them; the journal and/or EDUFU are exempt from legal responsibility for their content.
Déclaration de droit d’auteur: Les œuvres publiées sont la propriété de leurs auteurs, qui peuvent les avoir pour publication ultérieure, à condition que l'édition originale soit mentionnée (titre de l'original, Educação e Filosofia, volume, nombre, pages). Tous les articles de cette revue relèvent de la seule responsabilité de leurs auteurs et aucune responsabilité légale quant à son contenu n'incombe au périodique ou à l’EDUFU.