Indecisão plena de promessas:

imagens da vida e da infância na filosofia de Henri Bergson

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v34n71a2020-56831

Palavras-chave:

Bergson, Imagem, Natureza, Criança, Infância

Resumo

Indecisão plena de promessas: imagens da vida e da infância na filosofia de Henri Bergson

Resumo: Numa passagem da obra Évolution Créatrice, Bergson recupera a imagem da criança para afirmar que a natureza viva opera através de tendências divergentes. Apesar de não ter desenvolvido um pensamento de pendor educacional, encontram-se na obra bergsoniana referências que, por um lado, recuperam a dimensão criativa e criadora da infância e, por outro, acentuam a forma infantil dos movimentos do élan vital. Estas referências fazem parte da imagética do autor, mostrando como o seu pensamento sugestiona leituras ímpares. O convite para cruzar a imagem da vida como infância com a imagem da infância como vida revela-se, assim, sugestivo para repensar o que nos habita como constitutivamente outro: a criança que fomos e a natureza que somos. E será através da imagem – como forma de contacto dinâmico com o real – que poderemos encontrar algumas respostas para a sugestão bergsoniana de se promover nas escolas um conhecimento infantil (enfantin).
Palavras-chave: infância; criança; natureza; imagem; Bergson.

Indecision charged with promise: Images of life and childhood in Henri Bergson’s philosophy

Abstract: In a passage in his Évolution Créatrice, Bergson reclaims the image of the child to argue that living nature works through divergent tendencies. Although Bergson’s work doesn’t focus specifically on education, it does contain references that, on the one hand, reclaim the creative and creating nature of childhood, while on the other hand accentuating the childlike nature of élan vital’s movements (vital impetus). These references are part of Bergson’s repertoire of imagery and demonstrate how his thought evokes uneven readings. The invitation to cross the image of life as childhood with that of childhood as life ultimately evokes a rethinking of what inhabits us as constitutively other: the child we were and the nature we are. And it is through the notion of image – as a form of dynamic contact with reality – that we will find some answers for Bergson’s suggestion that schools promote a childlike knowledge (enfantin).
Key-words: childhood; child; nature; image; Bergson. 

Indecisión cargada de promesas: Imagénes de la vida y de la infancia en la filosofía de Henri Bergson

Resumen: En un pasaje sobre la obra Évolution Créatrice, Bergson recupera la imagen del niño para afirmar que la naturaleza viva opera a través de tendencias divergentes. A pesar de no haber desarrollado un pensamiento de carácter educacional, se encuentran en la obra bergsoniana referencias que, por un lado, recuperan la dimensión creativa y creadora de la infancia y, por otro, acentúan la forma infantil de los movimientos del impulso vital. Estas referencias hacen parte de la imagen del autor, mostrando como su pensamiento sugestiona lecturas impares. O convite para cruzar la imagen de la vida como infancia con la imagen de la infancia como vida se revela, de esta manera, sugestivo para repensar lo que nos habita como constitutivamente otro: el niño que fuimos y la naturaleza que somos. Y será a través de la imagen – como forma de contacto dinámico con lo real – que podremos encontrar algunas respuestas para la sugestión bergsoniana de promoverse en las escuelas un conocimiento infantil (enfantin).
Palavras-clave: infancia; niño; naturaleza; imagen; Bergson.

Data de registro: 20/08/2020
Data de aceite: 30/11/2020

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Magda Costa Carvalho , Universidade dos Açores (UAç, Portugal)

* Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade dos Açores/NICA-UAc: Núcleo Interdisciplinar da Criança e do Adolescente da Universidade dos Açores; Instituto de Filosofia da Universidade do Porto. E-mail: magda.ep.teixeira@uac.pt.  ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8539-5061

 

Referências

BERGSON, H. Correspondances. Paris: Presses Universitaires de France, 2002.

BERGSON, H. L’évolution créatrice. Édition Critique. Paris: Presses Universitaires de France, 2007.

BERGSON, H. La pensée et le mouvant. Édition Critique. Paris: Presses Universitaires de France, 2009.

BERGSON, H. Écrits Philosophiques. Édition Critique. Paris: Presses Universitaires de France, 2011a.

BERGSON, H. L’intuition philosophique. Édition Critique. Paris: Presses Universitaires de France, 2011b.

BERGSON, H. Mélanges. Paris: Presses Universitaires de France, 1972.

BERGSON, H. Matière et Mémoire. Édition Critique. Paris: Presses Universitaires de France, 2012.

COSTA CARVALHO, M. Natureza criadora: O projeto bio-filosófico de Henri Bergson. Lisboa: Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa, 2012.

DELEUZE, G. Diferença e Repetição. Lisboa: Relógio d’Água, 2000.

DELEUZE, G. Le bergsonisme. Paris: Presses Universitaires de France, 1966.

MOSSÉ-BASTIDE, R.-M. Bergson éducateur. Paris: Presses Universitaires de France, 1995.

SOULEZ, Ph.; WORMS, F. Bergson. Biographie. Paris: Flammarion, 1997.

Downloads

Publicado

2021-02-05

Como Citar

COSTA CARVALHO , M. . Indecisão plena de promessas:: imagens da vida e da infância na filosofia de Henri Bergson. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 34, n. 71, p. 565–580, 2021. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v34n71a2020-56831. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/56831. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Fenomenologia e Educação