Alumnos con discapacidad:
modelo de inclusión de la Universidad Federal de San Carlos
DOI:
https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v34n72a2020-54426Palavras-chave:
Educación Superior, Discapacidad, Educación Especial, Educación InclusivaResumo
Alumnos con discapacidad: modelo de inclusión de la Universidad Federal de San Carlos
Resumen: El objetivo fue describir cómo funciona el programa de inclusión para alumnos con discapacidad en la Universidad Federal de San Carlos, en Brasil. Es una investigación cualitativa con análisis del discurso de cuatro entrevistas semiestructuradas con alumnos con discapacidad, investigadores especialistas y gestores. Los principales resultados muestran que no es suficiente trabajar sobre los ejes de atención a estos estudiantes sino se analizan y evalúan las funciones de los actores involucrados en el proceso de inclusión. Es necesaria una estructura que promueva cambios culturales en la comunidad universitaria, de otro modo, las barreras actitudinales siguen siendo uno de los principales límites para estos alumnos.
Palabras clave: Educación Superior; Discapacidad; Educación Especial; Educación Inclusiva.
Alunos com deficiência: modelo de inclusão na Universidade Federal de São Carlos
Resumo: O objetivo desta pesquisa foi descrever o funcionamento do programa de inclusão para alunos com deficiência na Universidade Federal de São Carlos, Brasil. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com base na análise do discurso de quatro entrevistas semiestruturadas com alunos com deficiência, pesquisadores especializados e gestores. Os resultados centrais mostram que não é suficiente trabalhar sobre os eixos principais de atenção a estes alunos, que deve-se analisar e avaliar as funções dos atores envolvidos no processo de inclusão, e é preciso uma estrutura que motive uma mudança cultural na comunidade universitária, caso contrário, as barreiras atitudinais continuam sendo limites principais para estes alunos.
Palavras-chave: Ensino Superior; Deficiência; Educação Especial; Educação Inclusiva.
Students with disabilities: inclusion model of Federal University of São Carlos
Abstract: The objective of the study is to describe the inclusion program for students with disability in the Federal University of São Carlos, in Brazil. A qualitative study based on discourse analysis of four semi-structured interviews with students with disability, specialist researchers, and managers. The main results shows that is not enough to focus on the principal subjects of inclusive education, instead, it’s necessary to analyze responsibilities of every actor involved in the inclusion process, motivation based structure is needed towards a cultural change. Otherwise, attitudinal barriers of the university community continue to be one of the principal limits for these students.
Key words: Higher Education; Disability; Especial Education; Inclusive Education.
Data de registro: 04/03/2020
Data de aceite: 28/08/2020
Downloads
Referências
ÁLVAREZ-PÉREZ, Pedro-Ricardo; ALEGRE, Olga-María; LÓPEZ-AGUILAR, David. Las dificultades de adaptación a la enseñanza universitaria de los estudiantes con discapacidad: un análisis desde un enfoque de orientación inclusiva. Relieve-Revista electrónica de investigación y evaluación educativa, v. 18, n. 18, p.1-18, 2012. Disponible en: https://ojs.uv.es/index.php/RELIEVE/article/view/1986/1570. Acceso en: febrero de 2020. https://doi.org/10.7203/relieve.18.2.1986
BRASIL. Orientações para implementação da política de educação especial na perspectiva da educação inclusiva. [2015a]. Disponible en: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=17237-secadi-documento-subsidiario-2015&Itemid=30192. Acceso en: febrero de 2020.
BRASIL. Lei nº 13.146, de 06 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Brasília: DF Diário Oficial, 07 jul. [2015b]. Disponible en: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2015/Lei/L13146.htm. Acceso en: febrero 2020.
BRASIL. Lei n° 13.409 de 28 de dezembro de 2016. Altera a Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012, para dispor sobre a reserva de vagas para pessoas com deficiência nos cursos técnico de nível médio e superior das instituições federais de ensino. Brasília, DF, Diário Oficial, 28 dez. [2016]. Disponible en: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2016/Lei/L13409.htm. Acceso en: febrero 2020.
BRASIL. Decreto nº 9.034, de 20 de abril de 2017. Altera o Decreto n º 7.824, de 11 de outubro de 2012, que regulamenta a Lei n º 12.711, de 29 de agosto de 2012, que dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio. Brasília, DF, Diário Oficial 20 de abril de [2017]. Disponible en: www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2017/Decreto/D9034.htm. Acceso en: febrero 2020.
CANALES, Manuel; BINIMELIS, Adriana. El grupo de discusión. Revista de Sociología, Santiago de Chile, v.0, n. 9, p. 107-119, 1994. Disponible en: http://www.revistadesociologia.uchile.cl/index.php/RDS/article/view/27647/29314 Acceso en: febrero 2020. https://doi.org/10.5354/0719-529X.1994.27647
CIANTELLI, Ana; LEITE, Lúcia. Ações Exercidas pelos Núcleos de Acessibilidade nas Universidades Federais Brasileiras. Revista. Brasileira de Educação. Especial, Marília, v. 22, n. 3, p. 413-428, 2016. Disponible en: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1413-65382016000300413&lng=en&nrm=iso&tlng=pt. Acceso en: febrero 2020. https://doi.org/10.1590/S1413-65382216000300008
COMIE. La investigación educativa en México: usos y coordinación. Revista Mexicana de Investigación Educativa, México, v. 8, n. 19, p. 847- 898, 2003. Disponible en: http://www.comie.org.mx/documentos/rmie/v08/n019/pdf/rmiev08n19scG00n01es.pdf. Acceso en: febrero 2020.
COZBY, Paul. Métodos de pesquisa em ciências do comportamento. São Paulo: Atlas S.A., 2003.
DÍAZ-ROMERO, Pamela. Universidades de Calidad: Universidades inclusivas. Santiago de Chile: Fundación Equitas, 2010.
DUEÑAS, María. Educación inclusiva. Revista Española de Orientación y Psicopedagogía, España, v. 21, n. 2, p. 358-366, 2010. Disponible en: http://revistas.uned.es/index.php/reop/article/view/11538/11014. Acceso en: febrero 2020.
FERNANDES, Sabrina. Ingresso e permanência de alunos com deficiência em universidades públicas brasileiras. 2011. Tesis (Tesis de doctorado en Educación Especial) –Departamento de Ciencias Humanas, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2011. Disponible en: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2878?show=full. Acceso en: febrero 2020.
GONZÁLEZ, M Teresa. Diversidad e Inclusión Educativa: Algunas Reflexiones Sobre el Liderazgo en el Centro Escolar. REICE - Revista Electrónica Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación, v. 6, n. 2, p. 82-99, 2008. Disponible en: https://revistas.uam.es/index.php/reice/article/view/5443/5881 Acceso en: febrero 2020.
INEP. Censo da educação superior: 2017 – resumo técnico. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira [2017]. Disponible en: http://portal.inep.gov.br/web/guest/sinopses-estatisticas-da-educacao-superior. Acceso en: febrero 2020.
LINS, Franciso y RODRIGUES, Eliana. Núcleos de accesibilidad en las universidades: reflexiones a partir de una experiencia institucional. Psicologia Escolar e Educacional, Maringá, Número Especial, p. 157-66, 2018. Disponible en: http://www.scielo.br/pdf/pee/v22nspe/2175-3539-pee-22-spe-57.pdf. Acceso en: febrero 2020. https://doi.org/10.1590/2175-35392018046
LÓPEZ, Marí; LÓPEZ, Mercedes; LLORENT, Vicente (coord). La Discapacidad: Aspectos Educativos y Sociales. Málaga España: Aljibe, 2009.
LUVIZUTTO, Vera. Educação especial e condições de acessibilidade em instituições de ensino superior público e privado. 2017. Disertación (Maestría en salud colectiva)- Departamento de Ciencias de la Salud y Biológicas, Universidade do Sagrado Coração, Bauru, 2017. Disponible en: http://bdtd.ibict.br/vufind/Record/USC_b0c4c8a0a0c556fe34162bc98e330c4d. Acceso en: febrero 2020. https://doi.org/10.4322/2526-8910.ctoAO1743
NOGUEIRA, Lilian; OLIVER, Fatima. Núcleos de acessibilidade em instituições federais brasileiras e as contribuições de terapeutas ocupacionais para a inclusão de pessoas com deficiência no ensino superior. Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional, São Carlos, v. 26, n. 4, p. 859-882, 2018. Disponible en: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2526-89102018000400859&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt. Acceso en: febrero 2020. https://doi.org/10.4322/2526-8910.ctoAO1743
OCDE. Learning Management in Learning Society. Paris: Head of publication Service, (2000).
PACÍFICO, MARCOS Y MARTINS, Nayara. A inclusão de alunos com necessidades educativas especiais: um desafio para a universidade. Multitemas, Campo Grande, v. 22, n. 52, p. 67-91, 2017. Disponible en: http://www.multitemas.ucdb.br/article/view/1511. Acceso en: febrero 2020. https://doi.org/10.20435/multi.v22i52.1511
Programa de Pós-graduação em Educação Especial. Objetivos del programa. São Carlos, 2020. Disponible en: http://www.ppgees.ufscar.br/programa-1/objetivos-del-programa. Acceso en: febrero 2020.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS. Política de ações afirmativas, diversidade e equidade da Universidade Federal de São Carlos. São Carlos, UFSCar [2016]. Disponible en: http://blog.saade.ufscar.br/wp-content/uploads/2016/11/Politica_acoes_afirmativas_diversidade_equidade_da_ufscar.pdf. Acceso en: febrero 2020.
SPINK, Mary. Práticas discursivas e produção de sentidos no cotidiano: aproximações teóricas e metodológicas. São Paulo: Cortez, 1999.
YIN, Robert. Estudo de caso: planejamento e métodos. 4. ed Porto Alegre: Bookman, 2010.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Miriam Viridiana Verástegui Juárez, Crisina Broglia Feitosa de Lacerda
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Declaração de direitos autorais: Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Educação e Filosofia, volume, nº, páginas). Todos os artigos desta revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à EDUFU.
Declaration of Copyright: The works published are the property of their authors, who may make use of them for later publications, always citing the original publication (original title, Educação e Filosofia, volume, issue, pages). The authors of the articles published are fully responsible for them; the journal and/or EDUFU are exempt from legal responsibility for their content.
Déclaration de droit d’auteur: Les œuvres publiées sont la propriété de leurs auteurs, qui peuvent les avoir pour publication ultérieure, à condition que l'édition originale soit mentionnée (titre de l'original, Educação e Filosofia, volume, nombre, pages). Tous les articles de cette revue relèvent de la seule responsabilité de leurs auteurs et aucune responsabilité légale quant à son contenu n'incombe au périodique ou à l’EDUFU.