Educação Filosófica e Magia: A experimentação de outros processos de subjetivação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v33n68a2019-51969

Palavras-chave:

Educação Filosófica, Magia, Processos de Subjetivação, Biopolítica, Michel Foucault

Resumo

Resumo: Defendo que a relação entre filosofia e magia possibilita processos de subjetivação para experimentarmos outro tipo de educação filosófica, que possa resistir à biopolítica e ao neoliberalismo na contemporaneidade. Faço uma caracterização de ambos como um tipo de poder enfeitiçador que se enraizou em nossa subjetividade. Partindo de uma leitura anarqueológica sobre o pensamento de Michel Foucault, procuro conceituar os processos de subjetivação, evidenciando como a cronologia ocidental silenciou a magia, experiência-limite para a filosofia, da mesma maneira que teço algumas considerações sobre como esse paradigma nos conduz a experimentar outro tipo de educação filosófica, mais atenta à erótica e ao resgate de saberes e práticas originárias.

Palavras-Chave: Educação filosófica. Magia. Processos de subjetivação. Biopolítica. Michel Foucault.

Philosophical Education and Magic: The experimentation of other subjectivation Processes

Abstract: I argue that the relationship between philosophy and magic enables subjectivation processes for us to experiment with another kind of philosophical education, which can resist contemporary biopolitics and neoliberalism. I characterize them both as a kind of bewitching power that has taken root in our subjectivity. Starting from an archeological reading on Michel Foucault's thought, I seek to conceptualize the processes of subjectivation, highlighting how Western chronology has silenced magic, the limiting experience for philosophy, just as I make some considerations on how this paradigm leads us to experiment with another kind of philosophical education, more attentive to the erotica and to the rescue of originary knowledge and practices.

Keywords: Philosophical education. Magic. Subjectivation processes. Biopolitics. Michel Foucault.

Éducation philosophique et Magie : l’expérience d’autres processus de subjectivation

Résumé: Je défends que la relation entre la philosophie et la magie nous permet d’avoir des processus de subjectivation pour expérimenter un autre type d’éducation philosophique, qui peut résister à la biopolitique et au néolibéralisme dans la contemporanéité. Je fais une caractérisation des deux comme un type de pouvoir enchanteur qui s’enracine dans notre subjectivité. En partant d’une lecture anarchéologique sur la pensée de Michel Foucault, je cherche à conceptualiser les processus de subjectivation, en mettant en évidence la manière dont la chronologie occidentale a mis au silence la magie, expérience-limite pour la philosophie, de la même manière que je tisse quelques considérations sur la manière dont ce paradigme nous conduit à expérimenter un autre type d’éducation philosophique, plus attentif à l’érotique et au sauvetage des savoirs et pratiques originaires.

Mots-clés: Éducation philosophique. Magie. Processus de subjectivation. Biopolitique. Michel Foucault.

 

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Biografia do Autor

Tiago Brentam Perencini , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)

Mestre em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Doutorando em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. E-mail: tiagaobp@yahoo.com.br ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7742-4387

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Publicado

2020-12-01

Como Citar

PERENCINI , T. B. . Educação Filosófica e Magia: A experimentação de outros processos de subjetivação. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 33, n. 68, p. 685–720, 2020. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v33n68a2019-51969. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/51969. Acesso em: 23 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Entre o governo das diferenças e os corpos ingovernáveis: potência da vid