Educação estética em “rua de mão única” (Walter Benjamim) e em “a idade da terra” (Glauber Rocha)
DOI:
https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v33n69a2019-49080Palavras-chave:
Educação estética, Cinema, Literatura, Alegoria, EnsinoResumo
Educação estética em “Rua de mão única” (Walter Benjamim) e em “A idade da terra” (Glauber Rocha) 1
Resumo: O presente ensaio analisou o tema da educação estética a partir do texto literário “Rua de mão única” de Walter Benjamin e do filme “A idade da terra” de Glauber Rocha e buscou identificar semelhanças entre a forma alegórica presente nas duas obras, bem como descrever as potencialidades pedagógicas presentes nas imagens-pensamentos produzidas por elas junto ao receptor. Definimos como problematização a compreensão do potencial de crítica e ensino da forma alegórica mediada pela literatura e pelo cinema. Nosso principal objetivo foi identificar as características alegóricas na construção das obras, entendendo as relações com os contextos históricos, econômicos e culturais em que foram produzidas. Como principais resultados de nossa investigação apontamos que o cinema e a literatura são espaços privilegiados de construção de imagens-pensamentos, que associados aos conceitos filosóficos potencializam a interpretação e a crítica da realidade histórica, econômica e cultural, derivando na dimensão pedagógica da imagem que acreditamos possa ser melhor explorada pelos educadores.
Palavras-chave: Educação estética. Cinema. Literatura. Alegoria. Ensino.
1 Apoio FAPEMIG ao projeto de pesquisa APQ 02218-18: O Cinema Novo como experiência inovadora da formação cultural docente.
Aesthetics education in "One-Way Street" by Walter Benjamim and in "The Age of the Earth" by Glauber Rocha
Abstract: The present essay analyzed the topic aesthetics education from the literary text "One-Way Street", by Walter Benjamin, and the film "The Age of the Earth" by Glauber Rocha. It aimed to identify similarities between the allegorical constructions present in the two works, as well as, to describe the pedagogical potentialities present in the images-thoughts produced by them together with the receiver. We defined as questioning the understanding of criticism and teaching potential of the allegorical form mediated by literature and cinema. Our main objective was to identify the allegorical characteristics in creating the works, conceiving relationships with historical, economic and cultural contexts in which they were created. Our main results point out that cinema and literature are privileged spaces of images-thoughts construction, and that associated with the philosophical concepts they can potentiate the interpretation and the criticism of the historical, economic and cultural reality, deriving the educational dimension of the image that we believe educators may best explore.
Keywords: Aesthetics education. Cinema. Literature. Allegory. Teaching.
Educación estética en "Calle de sentido único” (Walter Benjamim) y en “La edad de la tierra ” (Glauber Rocha)
Resumen: En este trabajo se analizó el tema de la educación estética del texto literario "Calle de sentido único" de Walter Benjamin y de la película “La edad de la tierra” de Glauber Rocha. Se buscó identificar semejanzas entre la forma alegórica presente en las dos obras, así como describir las potencialidades pedagógicas presentes en las imágenes-pensamientos producidas por ellas junto al receptor. Definimos como problematización la comprensión del potencial de crítica y enseñanza de la forma alegórica mediada por la literatura y el cine. Nuestro objetivo principal fue identificar las características alegóricas en la construcción de las obras, entendiendo las relaciones con los contextos históricos, económicos y culturales en que se produjeron. Los principales resultados de nuestras investigaciones señalan que el cine y la literatura son espacios privilegiados de construcción de imágenes-pensamientos, los cuales, asociados a los conceptos filosóficos, promueven la interpretación y la crítica de la realidad histórica, económica y cultural, derivando en la dimensión pedagógica de la imagen, y creemos que los educadores puedan sacar mejor provecho de ello.
Palabras clave: Educación estética. Cine. Literatura. Alegoría. Enseñanza.
Data de registro:09/06/2019
Data de aceite: 09/12/2019
Downloads
Referências
A IDADE DA TERRA. Direção: ROCHA, Glauber. Produção: Embrafilme e Centro de Produção e Comunicação Glauber Rocha. Rio de Janeiro:1980. Disponível em: www.youtube.com/watch?v=WAmJR3Km__A
BENJAMIM, Walter. Origem do Drama barroco alemão. Trad. de Paulo Sérgio Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1984.
BENJAMIN, Walter. Rua de Mão Única. In: Obras escolhidas. Trad. R. Rodrigues Torres Filho e J. C. Martins Barbosa. São Paulo: Brasiliense, 2010. v. 2
BÜRGER, Peter. Teoria da vanguarda. Tradução: José Pedro Antunes. São Paulo: Ubu Editora, 2017.
BURGER, Peter. Teoria de la Vanguardia, Ediciones Peninsula, Barcelona, 1987.
SILVA, Humberto Pereira da. Glauber Rocha: cinema estética e revolução. Jundiaí: Paco Editorial, 2016.
XAVIER, Ismail. Alegorias do Subdesenvolvimento: Cinema Novo, Tropicalismo, Cinema Marginal. São Paulo: Brasiliense, 1993.
XAVIER, Ismail. A alegoria histórica. In: Teoria Contemporânea do Cinema, vol 1. Fernão Pessoa Ramos, organizador. São Paulo: Editora Senac, 2005.
XAVIER, Ismail (1981): Evangelho, terceiro mundo e as irradiações do planalto, em: Filme Cultura, 38-39. Rio de Janeiro, ago-nov 1981. Disponível em: http://revista.cultura.gov.br/item/filme-cultura-n-38/ Acessado em: 04 abr 2019.
XAVIER, Ismail. Glauber Rocha e as culturas na América Latina. Revista do Instituto Ibero-Americano (IAI), 2011. Disponível em:
http://publications.iai.spk-berlin.de/receive/reposis-iai_mods_00002489. Acessado em: 04 mar 2019.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Carlos Betlinski, Dalva de Souza Lobo, Vanderlei Barbosa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Declaração de direitos autorais: Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Educação e Filosofia, volume, nº, páginas). Todos os artigos desta revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à EDUFU.
Declaration of Copyright: The works published are the property of their authors, who may make use of them for later publications, always citing the original publication (original title, Educação e Filosofia, volume, issue, pages). The authors of the articles published are fully responsible for them; the journal and/or EDUFU are exempt from legal responsibility for their content.
Déclaration de droit d’auteur: Les œuvres publiées sont la propriété de leurs auteurs, qui peuvent les avoir pour publication ultérieure, à condition que l'édition originale soit mentionnée (titre de l'original, Educação e Filosofia, volume, nombre, pages). Tous les articles de cette revue relèvent de la seule responsabilité de leurs auteurs et aucune responsabilité légale quant à son contenu n'incombe au périodique ou à l’EDUFU.