Os desafios da compreensão:

um ensaio sobre a hermenêutica da complexidade

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v33n67a2019-45843

Palabras clave:

Edgar Morin, Complexidade, Hermenêutica, Filosofia, Educação

Resumen

Neste artigo, objetivamos investigar os desafios da compreensão da complexidade imanente às múltiplas realidades. Metodologicamente, dada a natureza teórica do ensaio, fomos acompanhados pelas reflexões de Edgar Morin sobre "O Método". Tomamos como ponto de partida a ruptura entre as ciências da natureza e as ciências do espírito que, por consequência, encerraram a ciência e a filosofia em compartimentos disciplinares aparentemente incomunicáveis. Com vistas à superação deste isolamento, reivindicamos uma hermenêutica da complexidade de modo que possamos compreender as relações, colaborações e complementações intrínsecas aos diferentes conhecimentos e saberes.

Descargas

Biografía del autor/a

  • Humberto Calloni, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul

  • Filipi Vieira Amorim, Universidade Federal do Rio Grande

    Doutor em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande

Referencias

DESCARTES, René. Discurso do método. São Paulo: Abril Cultural, 1979.

FORTIN, Robin. Compreender a complexidade: introdução ao método de Edgar Morin. Lisboa: Instituto Piaget, 2007.

GADAMER, Hans-Georg. Verdade e Método I: traços fundamentais de uma hermenêutica filosófica. Petrópolis: Vozes, 1997.

GADAMER, Hans-Georg. Verdade e método II: complementos e índice. Petrópolis: Vozes, 2002.

HEIDEGGER, Martin. Introdução à Filosofia. São Paulo: Martins Fontes, 2008.

KANT, Immanuel. Crítica da razão pura. v. 1. São Paulo: Nova Cultural, 1987.

KANT, Immanuel. Crítica da razão pura. v. 2. São Paulo: Nova Cultural, 1988.

KANT, Immanuel. Prolegómenos a toda a metafísica futura que queira apresentar-se como ciência. Lisboa: Edições 70, 1988.

MORIN, Edgar. A cabeça bem feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003.

MORIN, Edgar. A religação dos saberes: o desafio do século XXI. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001.

MORIN, Edgar. O Método 2. A vida da vida. Porto Alegre: Sulina, 2005.

MORIN, Edgar. O Método 3. O conhecimento do conhecimento. Porto Alegre: Sulina, 1999.

MORIN, Edgar. O Método 5. A humanidade da humanidade: a identidade humana. Porto Alegre: Sulina, 2012.

MORIN, Edgar. O problema epistemológico da complexidade. Portugal: Publicações Europa-América, s/d.

NICOLESCU, Basarab. O Manifesto da Transdisciplinaridade. Triom: São Paulo, 1999.

ŽIŽEK, Slavoj. Primeiro como tragédia, depois como farça. São Paulo: Boitempo, 2011.

Publicado

2019-12-18

Cómo citar

Os desafios da compreensão: : um ensaio sobre a hermenêutica da complexidade. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 33, n. 67, p. 197–217, 2019. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v33n67a2019-45843. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/45843. Acesso em: 30 mar. 2025.