Ipseidade e alteridade nas obras sobre educação do jovem Nietzsche

Autores

  • Fernando de Sá Moreira Instituto Federal do Paraná (IFPR)

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v32n65a2018-17

Palavras-chave:

Si-mesmo, Ipseidade, Alteridade, Educação, Autencidade

Resumo

Ipseidade e alteridade nas obras sobre educação do jovem Nietzsche

O presente artigo propõe uma interpretação do tema da identidade pessoal nos escritos sobre educação do jovem Nietzsche. A reflexão nietzschiana sobre a educação é perpassada pelo conceito de si-mesmo e sua contraparte, o outro. Cada um desses conceitos desempenha papéis importantes na formação do indivíduo e possuem duas subdivisões básicas: o outro fora do indivíduo, o outro no interior do indivíduo, o si-mesmo no interior do indivíduo e o si-mesmo acima do indivíduo. O resultado é um si-mesmo mutável, mas não completamente sujeito à educação, e uma alteridade como ferramenta para o fortalecimento de identidades do indivíduo.

Palavras-chaves: Si-mesmo; Ipseidade; Alteridade; Educação; Autenticidade. 

Ipseity and otherness in the works on the education of the young Nietzsche

This paper proposes an interpretation of the theme personal identity in the writings on the education of the young Nietzsche. Nietzsche’s thought on education is permeated by the concept of self and its counterpart, the other. Each of these concepts plays important roles in the formation of the individual and have two basic subdivisions: the other outside the individual, the other inside the individual, the self inside the individual and the self above the individual. The result is a mutable self, but not completely susceptible to education, and an otherness as tool, with which the individual strengths its own identity.

Keywords: Self; Ipseity; Otherness; Education; Authenticity. 

Selbstigkeit und Andersheit in den Werken über Erziehung vom jungen Nietzsche   Zusammenfassung: Dieser Aufsatz legt eine Interpretation für das Thema persönliche Identität in den Werken über Erziehung und Bildung vom jungen Nietzsche dar. Nietzsches Gedanken über solches Thema ist reich an Überlegungen über den Begriff „Selbst“ und sein Gegenstück, d. h. „das Andere“. Jede dieser Begriffe spiele wichtige Rollen für die Bildung des Einzelnen und habe zwei grundsätzliche Unterteilungen: das außerhalb des Einzelnen liegende Andere, das innerhalb des Einzelnen liegende Andere, das innerhalb des Einzelnen liegende Selbst und das über den Einzelnen liegende Selbst. Das Ergebnis sei zwar ein veränderliches Selbst, aber kein völlig durch Erziehung veränderliches Selbst, und eine Andersheit, die als Werkzeug zum Stärkung der einzelnen Identitäten dienen könne.   Schlüsselwörter: Selbst; Selbstigkeit; Andersheit; Erziehung; Authentizität.   Data de registro: 04/04/2018 Data de aceite: 30/04/2019

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Biografia do Autor

Fernando de Sá Moreira, Instituto Federal do Paraná (IFPR)

Doutor em filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). Professor de História e Filosofia da Educação no Curso de Licenciatura em Física e Professor de Filosofia em Cursos de Ensino Médio integrados ao Ensino Técnico do Instituto Federal do Paraná (IFPR).

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Publicado

2018-08-30

Como Citar

MOREIRA, F. de S. Ipseidade e alteridade nas obras sobre educação do jovem Nietzsche. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 32, n. 65, p. 607–650, 2018. DOI: 10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v32n65a2018-17. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/41613. Acesso em: 24 nov. 2024.