A fita Branca e o caráter autoritário: contribuição da teoria crítica da sociedade
DOI:
https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v32n66a2018-06Palavras-chave:
Autoritarismo, Formação, Indivíduo, Teoria críticaResumo
A Fita Branca e o caráter autoritário: contribuição da teoria crítica da sociedade
Tendo como referencial os autores da teoria crítica da sociedade _ Adorno, Horkheimer e Marcuse _, este ensaio volta-se para a discussão do caráter autoritário, a partir de alguns elementos encontrados no filme "A Fita Branca", de Michael Haneke. Os temas sobre a educação, a formação do indivíduo e as bases psicossociais da personalidade autoritária, estudados pelos frankfurtianos, foram considerados. Enfim, o filme ilustra o clima cultural propenso ao fascismo, lançando luz aos efeitos perversos das pressões civilizatórias repressivas baseadas na violência e na indiferenciação dos sujeitos: a dominação da natureza e, por sua vez, as formas pelas quais a "natureza" oprimida parece se vingar.
Palavras-Chave: Teoria crítica; Indivíduo; Formação; Autoritarismo.
The White Ribbon" and authoritarian personality: a Critical Theory's contribution
Abstract: Assuming philosophical theses by the so-called Critical Theory - Adorno, Horkheimer and Marcuse -, this paper proposes a discussion about the authoritarian personality at taking some elements of Michael Haneke's "The White Ribbon". It accounts for the themes on education, individual's upbringing and authoritarian personality's psychosocial bases, all of them studied by the Frankfurtian thinkers. Concisely, Haneke's film depicts a cultural atmosphere inclined towards fascism. It sheds light upon perverse effects of civilization's repressive load and subjetcs' non-differentiation: domination of nature and how oppressed nature, in your turn, seems to strike back.
Keywords: Critical Theory; Individua; Education; Authoritarianism.
Le Ruban Blanc » et la personnalité autoritaire: une contribution de la Théorie Critique
Résumé: Partant de la penseé des philosophes d´École de Frankfurt, comme Adorno, Horkheimer et Marcuse, cet article se tourne vers quelques éléments du film « Le Ruban Blanc », de Michael Haneke, pour essayer d'entreprendre une discussion sur le concept de « la personnalité autoritaire ». On y cherche à rendre compte des thèmes sur l'éducation, la formation de l'individu et les bases psychosociales de la personnalité autoritaire, tous étudiés par les penseurs de la connue Théorie Critique. Bref, le film de Haneke décrit une atmosphère culturelle inclinée vers le fascisme; il met en lumière les effets pervers de la charge répressive de la civilisation, aussi que la non distinction entre les sujets: la domination subie par la nature qui, par son tour, tout à fait opprimé, semble se riposter
Mots-clés: Théorie Critique; Individu; Éducation; Autoritarisme.
Data de registro: 02/04/2018
Data de aceite: 21/11/2018
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Trecho livremente traduzido por Mauricio Stycer de entrevista de Haneke a revista “New Yorker”: http://colunistas.ig.com.br/mauriciostycer/2009/10/24/as-raizes-do-mal-haneke-explica-%E2%80%9Ca-fita-branca
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