Estará morto o conhecimento escolar poderoso?
DOI:
https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v32n64a2018-05Palavras-chave:
Currículo, Conhecimento escolar, Política, Conhecimento poderosoResumo
Estará morto o conhecimento escolar poderoso?
Resumo: O artigo tem como objetivo discutir e analisar conceito(s) de conhecimento escolar, especialmente no que se refere à problemática de sua significação em termos de valor e funções atribuídos pelas distintas perspectivas teóricas do campo dos estudos curriculares. (Re)Afirmamos que diferentes perspectivas mobilizam e/ou fixam sentidos distintos para este conceito, com desdobramentos nos contextos da escola onde atuam os sujeitos da prática curricular. Sustentados neste pressuposto, reconhecemos entre um conhecimento morto e um conhecimento escolar poderoso, incontáveis possibilidades de valoração como fixação de sentido, fortemente associadas ao modo como os sujeitos operam nos processos de significação e fechamento de seus conceitos e na correlação de forças estabelecidas nos múltiplos contextos de definição da prática curricular. Trata-se, portanto, de um estudo teórico desenvolvido com base na produção científica do campo das teorias curriculares em geral e da sociologia do currículo em particular.
Palavras-chave: Currículo; Conhecimento escolar; Política; Conhecimento poderoso.
Is Powerful School Knowledge Dead?
Abstract: The objective of this article is to discuss and analyze concepts about school knowledge, especially concerning the problematic of their signification in terms of value and functions attributed by the distinct theoretical perspectives from the field of curricular studies. We (re)affirm that different perspectives mobilize and or fix distinct meanings for this concept and have consequences in school contexts where the subjects of the curricular practice act. Supported by this supposition, we recognize that at the gap between a dead knowledge and powerful school knowledge there are countless possibilities for valorization as establishment of meaning, which are strongly associated to how the subjects operate in the processes of signification and closing of their concepts, and in the correlation of forces that are established in multiple contexts of definition of curriculum practice. Therefore, this is a theoretical study based on the scientific production of the field of curricular theories in general and the sociology of curriculum in particular.
Keywords: Curriculum; School knowledge; Policy; Powerful knowledge.
¿Estará muerto el conocimiento escolar poderoso?
Resumen: El artículo tiene como objetivo discutir y analizar concepto(s) de conocimiento escolar, especialmente en lo que se refiere a la problemática de su significación en términos de valor y funciones atribuidos por las distintas perspectivas teóricas del campo de los estudios curriculares. (Re)Afirmamos que diferentes perspectivas movilizan y/o fijan sentidos distintos para este concepto, con desdoblamientos en los contextos de la escuela donde actúan los sujetos de la práctica curricular. Con esta premisa, reconocemos entre un "conocimiento muerto" y un "conocimiento escolar poderoso", incontables posibilidades de valoración como fijación de sentido, fuertemente asociadas al modo como los sujetos operan en los procesos de significación y cierre de sus conceptos y en la correlación de fuerzas establecidas en los múltiples contextos de definición de la práctica curricular. Se trata, por lo tanto, de un estudio teórico desarrollado con base en la producción científica del campo de las teorías curriculares en general y de la sociología del currículo en particular.
Palabras-clave: Currículo; Conocimiento escolar; Política; Conocimiento poderoso.
Data de submissão: 06/11/2017
Data de aceite: 23/05/2018
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