Caracterização geotécnica e geoambiental da bacia do Córrego São Pedro- Uberlândia/MG: contribuição para elaboração do plano de drenagem urbana
PDF-pt
PDF-en (English)

Palavras-chave

mapeamento geoambiental
coeficientes de permeabilidade
Infiltração
Inundações
Uberlândia

Como Citar

CAIXETA, A. C. M.; FERREIRA, V. de O.; NISHIYAMA, L. Caracterização geotécnica e geoambiental da bacia do Córrego São Pedro- Uberlândia/MG: contribuição para elaboração do plano de drenagem urbana. Sociedade & Natureza, [S. l.], v. 31, 2019. DOI: 10.14393/SN-v31-2019-46344. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/sociedadenatureza/article/view/46344. Acesso em: 11 ago. 2022.

Resumo

O presente artigo expõe resultados de uma pesquisa dedicada  à realização de uma caracterização geotécnica e geoambiental da bacia do córrego São Pedro, situada na área urbana de Uberlândia/MG, a partir dos atributos e propriedades do meio físico, com vista à utilização do solo como um meio de infiltração das águas pluviais. A metodologia utilizada concentra-se no mapeamento analítico, gerando documentos cartográficos elaborados e analisados individualmente. Além disso, é feita a caracterização de materiais inconsolidados (in situ e laboratório) e ensaios do coeficiente de permeabilidade (k) (in situ com o permeâmetro Guelph). De posse de todos os dados foi feita a análise quali-quantitativa das características do meio físico pelo estudo de seus atributos e sua representação em mapas, privilegiando variáveis relacionadas à avaliação de processos de infiltração e escoamento. Para a área da bacia do córrego São Pedro foram obtidos valores de k variando entre as ordens de grandeza de 10-4 a 10-5 cm/s. O mapa de adequabilidade à infiltração apresentou ser não adequado ou pouco adequado nas áreas mais próximas aos canais e na foz do córrego principal. Os terrenos situados próximos aos divisores de água da bacia apresentam-se muito adequados.  O centro da bacia e a região localizada entre os córregos Jataí e Lagoinha são também muito adequadas à infiltração. Estas áreas com maior adequabilidade são apropriadas à implantação de medidas estruturais e não estruturais, visando reduzir riscos a inundações.  Assim, de posse destes mapas geoambientais espera-se contribuir para o planejamento urbano na área de estudo.

https://doi.org/10.14393/SN-v31-2019-46344
PDF-pt
PDF-en (English)

Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem em revista de acesso público, os artigos são licenciados sob Creative Commons Attribution (BY), que permite o uso irrestrito, distribuição e reprodução em qualquer meio, desde que o trabalho original seja devidamente citado.

 
 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...