Vol. 2 Núm. 2 (2021): Circuitos Experimentais e Alternativos de Produção, Instauração e Circulação da Imagem e do Objeto Artístico
Circuitos Experimentais e Alternativos de Produção, Instauração e Circulação da Imagem e do Objeto Artístico

Esta edição reúne artigos submetidos em fluxo contínuo e artigos da chamada temática Circuitos experimentais e alternativos de produção, instauração e circulação da imagem e do objeto artístico que tem a organização de Almerinda Lopes (UFES) e Marco Pasqualini de Andrade (UFU). O dossiê dedica-se às reflexões desencadeadas na arte a partir de questionamentos e transformações, ocorridas no após segunda guerra e na esteira dos movimentos pela paz, por liberdade democrática, pela ampliação dos direitos civis, igualdade de gênero, quebra dos tabus sexuais, oposição ao poder patriarcal. Essas e outras reivindicações ganharam força entre jovens intelectuais, ativistas universitários, nas pautas dos movimentos hippie e feminista, culminando na contracultura.  Em meio a essa onda de contestação e rebeldia surgia o fenômeno da “desmaterialização” do objeto artístico (na conceituação de Lucy Lippard), que produziu a hibridização das linguagens, gerando mudanças na morfologia, na estética, na materialidade e nos próprios conceitos de arte e de artista. Nesse recorte os organizadores convidaram pesquisadores a ampliar a discussão sobre as transformações e os novos estatutos contemporâneos da imagem nas artes visuais, bem como os modos de sua inserção e circulação. 

Capa por Paulo Mattos Angerami a partir da obra de Alexandre Melay, “MIND”, pintura em laca sobre tela e letras de plástico, 46 x 38 x 2.5 cm, 2016. Image: © Alexandre Melay.

Editorial

Revista Estado da Arte
348-349
Editorial v.2 n.2
PDF (Português (Brasil))

Artigos

Douglas de Paula
453-463
Exposições on-line: do cubo branco à janela de ébano por interfaces esteticamente engajadas
https://doi.org/10.14393/EdA-v2-n2-2021-61341
PDF (Português (Brasil))
João Paulo Campos Peixoto, Luis Eduardo dos Santos Borda
465-479
Burle Marx e a Arte Abstrata
https://doi.org/10.14393/EdA-v2-n2-2021-59371
PDF (Português (Brasil))
Lucas Cunha, Biagio D'Angelo
481-497
Paisagens como instalações: um diálogo com os espaços contemporâneos
https://doi.org/10.14393/EdA-v2-n2-2021-59888
PDF (Português (Brasil))
Alexandre Melay
499-523
Magnétismes, tensions, harmonies. Du spirituel à l'œuvre
https://doi.org/10.14393/EdA-v2-n2-2021-59686
PDF (Português (Brasil))
Morelos León Celis
525-541
Crónicas de la emergencia
https://doi.org/10.14393/EdA-v2-n2-2021-59843
PDF (Português (Brasil))
Marco Túlio Alencar
543-557
Animalismo, bestiários, taxidermia e a construção de um vocabulário na arte contemporânea
https://doi.org/10.14393/EdA-v2-n2-2021-59542
PDF (Português (Brasil))
Geraldo Loyola
559-575
Cidades imaginárias ou exercícios para desenhar metrópoles: uma experiência no ensino da Arte
https://doi.org/10.14393/EdA-v2-n2-2021-59821
PDF (Português (Brasil))
Anésio Azevedo Costa Neto, Nivalda Assunção Araujo
577-591
Projeto Cerrado – Primavera: ambiências audiovisuais
https://doi.org/10.14393/EdA-v2-n2-2021-59121
PDF (Português (Brasil))
Alexandre Gonçalves, Leonardo Morais Lopes, Helenise Monteiro Guimarães
593-603
Da Mercantilização a Competitividade das Escolas de Samba: Surge um Novo Artista - O Carnavalesco
https://doi.org/10.14393/EdA-v2-n2-2021-62124
PDF (Português (Brasil))

Expediente

Revista Estado da Arte
337-347
Expediente