Condições para submissão
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.- A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
- O(s) autor(es) é(são) aluno(s) de pós-graduação (mestrando ou doutorando), artistas ou profissional(ais) já titulado(s) (mestre, doutor, livre-docente).
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- O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos na aba TEMPLATE , na página inicial da Revista.
- Artigos que contenham pesquisas com seres humanos devem ser acompanhados do número do processo do Comitê de Ética da instituição aonde a pesquisa foi realizada ou número CAAE (Plataforma Brasil).
Artigos
A seção Artigos reúne artigos inéditos. Os artigos apresentam uma questão e/ou perspectiva original de pesquisa na área estudada; explicitam os objetivos da investigação bem como as fontes e pressupostos teóricos; abordam os resultados e conclusões advindos do processo investigativo
Autorias
A seção “Autorias” apresenta publicações de artistas, caracterizadas como, ensaios visuais; criações verbo-visuais; poéticas; ficções artísticas; portfólios etc. com vistas a dar oportunidade ao(s) autor(s) de apresentar sua própria obra.
Ensaios
Na seção “Ensaios” autores de reconhecida relevância, são convidados pelos editores a apresentarem reflexões que fundamentam uma visão pessoal para um assunto em destaque.
Curadorias
A seção Curadorias é destinada a trabalhos de curadoria em artes visuais, já realizados pelos próprios autores ou propostas originais para publicação no periódico. São publicadas nesta seção as reflexões conceituais de curadores, assim como um conjunto de imagens ou reproduções visuais de obras de artistas envolvidos nas propostas curatoriais.
Entrevistas
A seção “Entrevistas” abrange entrevistas com artistas (ou grupo de artistas), profissionais ou acadêmicos atuantes na área de artes visuais que versem sobre tema atual na sua área de atuação. As entrevistas objetivam obter relatos e expor as ideias do(s) entrevistado(s), como também explorar e problematizar, junto com ele(s), a complexidade do debate sobre a questão abordada.
Resenhas
A seção “Resenhas” é dedicada a análise e comentários de livros, espetáculos, exposições, filmes e/ou outros trabalhos relevantes para o campo das artes visuais. As obras resenhadas neste periódico foram publicadas (ou exibidas) no Brasil ou exterior, no máximo a dois e quatro anos, respectivamente, da data desta publicação. São apresentadas também resenhas de títulos esgotados e com reedição recente.
Traduções
A seção "Traduções" publica artigos relevantes para a área de artes visuais inéditos em português. Apresenta também traduções para português de artigos publicados neste periódico, escritos originalmente em língua estrangeira.
Apresentação
A apresentação expõe, desenvolve e articula o tema da edição aos artigos selecionados.
Editorial
O Editorial apresenta a política editorial da revista
Expediente
Informa os dados da Edição
Errata
Documento feito para acompanhar uma obra posteriormente à sua publicação, em que estão elencados os erros desta, bem como a sua correção.
ARTE OCUPA: práticas criativas e ocupações no desenho da cidade
O dossiê ARTE OCUPA: práticas criativas e ocupações no desenho da cidade se propõe a reunir reflexões teóricas e, também, ensaios visuais (desenhos, fotos, vídeos etc.) sobre práticas artísticas em sua relação com o espaço urbano. O dossiê está aberto não apenas à ótica das artes, mas também à abordagem do tema proposto desde o viés dos estudos do urbanismo, arquitetura, sociologia, antropologia, psicologia, história etc.
Circuitos experimentais e alternativos de produção, instauração e circulação da
Dossiê Circuitos experimentais e alternativos de produção, instauração e circulação da imagem e do objeto artístico reúne trabalhos que tem como desafio ampliar a discussão sobre as transformações e os novos estatutos contemporâneos da imagem nas artes visuais (fotografia, cinema, vídeo, holografia, processos digitais, entre outros), bem como os modos de sua inserção e circulação, em espaços alternativos, galerias, exposições efêmeras e portáteis, bem como pelo correio, internet e redes sociais.
Circuitos experimentais e alternativos
Dossiê
Narrativas artísticas: ramificações, contaminações e apagamentos
Esta seção reúne trabalhos dentro do tema as “narrativas artísticas” , sendo elas ficcionais, documentais, ou de natureza híbrida. O tema abordará obras, ações e projetos artísticos, que almejam contar histórias. As intenções dessa publicação são: mapear os ‘modos de narrar’ específicos da arte contemporânea, identificar seu potencial descritivo ediegético, analisar suasfunções, estruturas e formatos.
Publicações de Artistas: Abordagens
Publicações de Artista: Abordagens: Reúne artigos e ensaios que versam sobre as complexidades das publicações de artistas considerando os livros de artistas e suas múltiplas formas (textuais, gráficas, livros-objetos ou mesmo “não livros”). Estão nesse mesmo universo os formatos de jornal, folheto, cartaz, postal, fanzine etc., apropriados e subvertidos pelos artistas. O hibridismo característico desse grande campo artístico contribui para questionar as categorias fixas do pensamento e ampliar o diálogo acerca de práticas artísticas contemporâneas e suas estratégias de circulação.
Noções incontornáveis nas Artes Visuais
O Dossiê " Noções incontornáveis nas Artes Visuais" apresenta, em um conjunto de artigos, a problematização sobre as noções fundamentais que delimitam o campo das Artes Visuais. Entende-se que elas têm sido constantemente reexaminadas e a principal razão disto é o caráter experimental do fazer artístico e a adoção de procedimentos e formas de pensar originais, desafiando a própria definição de obra arte. Todo um repertório de noções, e as relações entre elas, constituem a constelação que firma a arte como campo de conhecimento.
Eu estava aqui o tempo todo e você não me viu: Desafios e conquistas da arte indígena contemporânea brasileira.
O Dossiê propõe a reflexão sobre os artistas indígenas de várias etnias que resistem, sobrevivem e se apresentam hoje nas grandes galerias, museus e lugares antes colonizados e eurocêntricos, mostrando suas artes potentes e reveladoras. A porta de entrada deste momento preciso e assertivo, abre-se para um novo tempo de descoberta de quem realmente somos; isso é urgente e intransferível. Estamos assim reescrevendo uma outra história brasileira, onde o lugar de fala se faz presente. Essa reescrita suscita discussões e provocações a respeito desse terreno fértil da arte indígena contemporânea. Portanto, a revista Estado da Arte, abre seu espaço para um conjunto de artigos e outras proposições sobre arte contemporânea, focado na diversidade das expressões artístico-culturais que tenham, especificamente, enfoque e discussão sobre a arte contemporânea dos povos originários do Brasil.
Os artistas indígenas de várias etnias que resistem e sobrevivem hoje se apresentam e estão presentes nas grandes galerias, museus e lugares antes colonizados e eurocêntricos, mostrando suas artes potentes e reveladoras. A porta de entrada deste momento, que espero ser preciso e assertivo, abre-se para um novo tempo de descoberta de quem realmente somos; isso é urgente e intransferível. Estamos assim reescrevendo uma outra história brasileira, onde o lugar de fala se faz presente. Essa reescrita suscita discussões e provocações a respeito desse terreno fértil da arte indígena contemporânea. Portanto, a revista Estado da Arte, do Instituto de Artes da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), abre seu espaço para um dossiê com artigos e outras proposições sobre arte contemporânea e a diversidade das expressões artístico-culturais que tenham, especificamente, enfoque e discussão sobre a arte contemporânea dos povos originários do Brasil.
Dossiê: O Espaço Delas
Este dossiê pretende reunir artigos, ensaios, resenhas e entrevistas, dentre outros tipos de produção textual, que tratem da atuação de mulheres artistas e de suas produções tridimensionais, entendidas aqui como herdeiras do campo escultórico, mas que ao longo do século XX se hibridizaram com outras linguagens e expandiram suas pesquisas plásticas da forma na direção da problemática do espaço e/ou do corpo, em diálogo com outras áreas do conhecimento. O dossiê tem organização de Tatiana Sampaio Ferraz e Marina Mazze Cerchiaro
Como vai você, 2013? Lutas políticas e práticas artísticas no Brasil Contemporâneo
Trata-se de um dossiê organizado pela professora Dra. Itala Isis de Araújo (UFRJ) e Prof. Dr. Jorge Vasconcellos (UFF) que procurará, a partir de suas colaborações, propor um retrato das fabulações políticas desenhadas e, infelizmente, ainda pouco exploradas dos Eventos de 2013, destacando os seguintes subtemas: contramonumentalidades, refletindo sobre os embates na relação com monumentos públicos; rebatismos, observando ações que implicam em renomear espaços públicos urbanos e seus desdobramentos; estéticas comunitárias, tratando das diferentes formas de organização e modos de vida comunitários, práticas de experimentação corporal e dissidências de gênero, discutindo os lugares do corpo e suas identidades; percurso histórico/teórico de ações estético-políticas, apresentando memórias, referências e outras questões histórico/teóricas que marcam o período.
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