A revista Estado da Arte é um periódico científico de Artes Visuais  publicado semestralmente pelos grupos de pesquisa do  Instituto de Artes da Universidade Federal de Uberlândia (UFU-MG):  Grupo de Pesquisa Poéticas da Imagem (GPPI); Núcleo de Pesquisa em Ensino de Pintura (NUPPE) e Núcleo de Pesquisa em Artes Visuais (NUPAV).

A revista Estado da Arte [ISSN 2675-4576 ] tem por objetivo divulgar resultados de investigações artísticas no âmbito das Artes Visuais e suas interfaces, privilegiando pesquisas que tenham por foco o contexto contemporâneo da obra de arte e de seus processos e sistemas, seja em relação aos desafios da produção poética no século XXI, ou a inserção e reverberação da obra histórica nos circuitos existentes ou em construção. Tendo em vista a situação geográfica de sua sede, busca evidenciar teorias e métodos que dialoguem com as novas perspectivas de descentralização da produção e dos discursos da arte.

Sobre o nome : Estado da Arte - revista de Artes Visuais

O desafio das pesquisas denominadas estado da arte é mapear e discutir a produção acadêmica e científica em diversos campos do conhecimento. Nossa intenção ao denominar nosso periódico com essa expressão é resgatar uma modalidade de pesquisa que se propõe mapear o estado do conhecimento no campo específico das artes visuais – tanto abrangente quanto relativa ao nosso contexto geográfico e político. Queremos, ao mesmo tempo, apelar ao caráter ambíguo que o termo pode ter quando o tomamos de modo metafórico. Na expressão que elegemos para denominar nosso periódico, a palavra arte funciona como uma indicação de um determinado  campo e estado vincula este campo ao modo de ser da arte e às suas circunstâncias.

Processo de Avaliação pelos Pares

A revista Estado da Arte utiliza o sistema de avaliação double blind peer-review. Tanto os avaliadores quanto os autores não têm acesso aos nomes uns dos outros. A revista Estado da Arte seleciona revisores que não possuam conflito de interesse com os autores. Todos os originais passam por apreciação de um ou dois avaliadores. Caso haja empate, um terceiro avaliador analisa o trabalho. Os avaliadores têm um prazo de 30 dias para concluir seus pareceres. A escolha dos avaliadores, para cada artigo, leva em consideração a experiência desses profissionais em seus respectivos campos de atuação.

Para que todo o processo double blind peer-review ocorra de forma adequada, os autores devem submeter seus textos, em formato .doc, .docx ou .rtf, sem nenhuma identificação de autoria ou filiação, inclusive nos metadados do arquivo (propriedades do documento). No texto, nas figuras (assim como quadros e tabelas) e nas referências bibliográficas, solicitamos que todas as informações referentes ao nome e filiação do(s) autor(es) sejam retiradas (utilize apenas a palavra AUTOR). Não informar fontes de financiamento e não incluir possíveis agradecimentos.

Publicação semestral. Os números do primeiro e segundo semestre configuram parte de um volume único, especificando volume e ano. Números especiais podem ser publicados de acordo com a oferta de artigos, eventos e parcerias com Instituições ou Grupos de Pesquisa.

A revista Estado da Arte é uma publicação acadêmica, sem caráter lucrativo ou comercial, divulgada sob a licença CC BY-NC. Tanto o serviço de publicação quanto o acesso ao conteúdo publicado são gratuitos. A revista não é remunerada pelos serviços que fornece, nem remunera seus colaboradores.

Instituto de Artes da UFU

Acesse o site do Instituto de Artes da Universidade Federal de Uberlândia

Agradecimentos

Agradecemos ao Portal de Periódicos e à Biblioteca da Universidade Federal de Uberlândia