Informação para Autores

Deseja enviar contribuições à revista? Convidamos todos a conferir a seção Sobre a revista e ler as políticas das seções disponíveis, bem como as Diretrizes para autores. É necessário que os autores se cadastrem no sistema antes de submeter um artigo; caso já tenha se cadastrado basta acessar o sistema e iniciar o processo de 5 passos de submissão.

Não há custos para os autores na submissão e publicação de seus artigos na revista Estado da Arte

There are no costs to the authors when submitting and publishing their articles in Estado da Arte.

Informamos que todos os textos submetidos à  revista Estado da Arte são escrutinados para o impedimento de plágio.

Please be advised that all texts submitted to the Estado da Arte journal are scrutinized for the prevention of plagiarism.

DIRETRIZES PARA AUTORES

A revista Estado da Arte utiliza as normas da ABNT. Elas podem ser encontradas no site da ABNT ou no GUIA PARA NORMALIZAÇÃO DE PUBLICAÇÕES TÉCNICO-CIENTÍFICAS, publicado pela Editora da Universidade Federal de Uberlândia (2013). A fim de obter-se a qualidade e uniformidade na preparação das edições da Revista Estado da Arte, solicita-se aos autores que seja seguida a formatação do artigo tal como O TEMPLATE . O modo mais fácil de o fazer é aproveitar o arquivo do template e substituir o seu conteúdo.

Os critérios para avaliação dos artigos, pelos pareceristas são:

1.Relevância, originalidade e ineditismo do tema; 2.Tratamento do tema (argumentação e estrutura do texto, importância do trabalho para o estado da arte da pesquisa); 3.Título (adequação ao conteúdo/clareza); 4.Estilo (linguagem, coerência expositiva, clareza); 5.Adequação do texto ao formato ( artigo; resenha; etc); 6.Disposição de tabelas, gráficos, quadros, ilustrações e figuras; 7.Correção gramatical (revisão textual); 8.Correção nas referências e citações bibliográficas.

NORMAS PARA A APRESENTAÇÃO DOS ORIGINAIS

  1. Serão aceitos textos de autores pós-graduandos (mestrandos e doutorandos) e titulados (mestres, doutores e livre-docentes), artistas, curadores e críticos de arte.
  2. A Revista Estado da Arte aceita para publicação artigos inéditos em sua especialidade: Artes Visuais ( poéticas, história, teoria e crítica em Artes Visuais) incluindo resultados de investigações artísticas no âmbito das Artes Visuais e suas interfaces; privilegiando pesquisas que tenham por foco o contexto contemporâneo da obra de arte e de seus processos e sistemas, seja em relação aos desafios da produção poética no século XXI, ou a inserção e reverberação da obra histórica nos circuitos existentes ou em construção.
  3. A Revista Estado da Arte aceita trabalhos digitalizados em português, espanhol, francês e inglês, respeitados os padrões ortográficos vigentes em cada caso. Os textos deverão estar acompanhados de resumo e palavras-chave (no idioma do texto) e de abstractkeywords em inglês. Todos os artigos devem estar formatados segundo o padrão da folha de estilos da revista disponível no template.

 Se o(s) autor(es) achar(em) necessário, poderá(ão) indicar (apenas no texto final, aprovado) se o trabalho é resumo de dissertação ou tese; se o mesmo está vinculado a outros projetos, se obteve auxílio para a realização do projeto; enfim, quaisquer outros dados relativos à produção de material. No caso de resumos de dissertações ou teses, indicar (no texto final) o título da mesma, instituição onde defendeu o projeto e data de defesa;

Ao enviar o material para publicação, o(s) autor(es) manterá(ão) seus direitos autorais, seguindo as diretivas Creative Commons adotadas pela revista (conforme seção Declaração de Direito Autoral, abaixo); o autor concorda com as diretrizes editoriais da Revista Estado da Arte e, além disso, assume que o texto foi devidamente revisado;

Dois membros da Comissão Científica (ou pareceristas ad hoc, caso o assunto do material não se encaixe nas áreas de especialidade dos membros da comissão) emitirão parecer sobre os trabalhos, aprovando-os ou sugerindo as alterações que julgarem necessárias. Em caso de um parecer ser favorável e outro contrário, o trabalho será enviado a um terceiro membro da Comissão Científica ou a um parecerista ad hoc;

Depois da análise, os trabalhos serão devolvidos aos autores, juntamente com cópia dos pareceres. Os trabalhos que requererem alterações serão encaminhados aos autores para procederem às modificações sugeridas e, num prazo de trinta dias, os textos corrigidos devem ser enviados de volta à revista;

Haverá uma segunda (ou terceira) rodada(s) de avaliação para todos os trabalhos para os quais os pareceristas requisitarem revisão;

Para evitar endogenia, a revista não aceitará uma porcentagem maior que 20% dos trabalhos de cada edição de autores que sejam provenientes da Universidade Federal de Uberlândia. Caso esse patamar seja atingido, os trabalhos considerados serão os primeiros recebidos e aprovados.

SEÇÕES:

Artigos

A seção Artigos reúne artigos inéditos. Os artigos apresentam uma questão e/ou perspectiva original de pesquisa na área estudada; explicitam os objetivos da investigação bem como as fontes e pressupostos teóricos; abordam os resultados e conclusões advindos do processo investigativo.

Dossiê

A seção Dossiê publica um conjunto temático de artigos. Os temas dos Dossiês podem ser propostos pelo comitê de editores ou por pesquisadores convidados especialistas em temas de interesse para a revista. Os artigos reunidos nos Dossiês podem resultar de convites a autores e/ou de chamadas para submissões.

Resenhas

A seção “Resenhas” é dedicada a análise e comentários de livros, espetáculos, exposições, filmes  e/ou outros trabalhos relevantes para o campo das artes visuais. As obras resenhadas neste periódico foram publicadas (ou exibidas) no Brasil ou exterior, no máximo a dois e quatro anos, respectivamente,  da data desta publicação. São apresentadas também resenhas de títulos esgotados e com reedição recente.

Ensaios

Na seção “Ensaios”, autores de reconhecida relevância, são convidados pelos editores a apresentarem reflexões que fundamentam uma visão pessoal para um assunto em destaque.

Entrevistas

A seção “Entrevistas” abrange entrevistas com artistas (ou grupo de artistas), profissionais ou acadêmicos atuantes na área de artes visuais que versem sobre tema atual na sua área de atuação. As entrevistas objetivam obter relatos e expor as ideias do(s) entrevistado(s), como também explorar e problematizar, junto com ele(s), a complexidade do debate sobre a questão abordada.

Autorias

A seção “Autorias” apresenta publicações de artistas, caracterizadas como, ensaios visuais; criações verbo-visuais; poéticas; ficções artísticas; portfólios etc. com vistas a dar oportunidade ao(s) autor(s) de apresentar sua própria obra.

Curadorias

A seção Curadorias é destinada a trabalhos de curadoria em artes visuais, já realizados pelos próprios autores ou propostas originais para publicação no periódico.  São publicadas nesta seção as reflexões conceituais de curadores, assim como um conjunto de imagens ou reproduções visuais de obras de artistas envolvidos nas propostas curatoriais.

Traduções

A seção traduções publica artigos relevantes para a área de artes visuais inéditos em português. Apresenta também traduções para português de artigos publicados neste periódico, escritos originalmente em língua estrangeira.

DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS

Direitos autorais para trabalhos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os trabalhos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não comerciais.