v. 4 n. 2 (2023): Ahead of Print: Corpo pintura cor fronteira
Ahead of Print: Corpo pintura cor fronteira

O dossiê "CORPO PINTURA COR FRONTEIRA" reflete sobre a vitalidade persistente da pintura contemporânea, destacando sua expansão e diálogo com outras formas de expressão nas artes visuais. Originado no II Colóquio Internacional de Pintura, aborda as intersecções entre corpo, cor e fronteira, promovendo uma constelação de reflexões. A obra examina a pintura como força motriz, atravessando fronteiras geográficas, políticas e tecnológicas. Os textos destacam a constante metamorfose da pintura diante de desafios políticos, econômicos e tecnológicos, ressaltando sua relevância nas artes contemporâneas. Ao explorar migrações de imagens, o dossiê aborda questões que desafiam as categorias de pensamento, incentivando um diálogo amplo sobre práticas artísticas contemporâneas.

Imagem:

Éliane Chiron, «Loisirs de la vie moderne», colagem de imagens digitais, impressão jato de tinta sobre papel  (53x40 cm), 2015.

Dossiê Corpo Pintura Cor Fronteira

Éliane Chiron
Peinture corps couleur frontière
https://doi.org/10.14393/EdA-v4-n2-2023-71695
PDF (Français (Canada))
Cécile Croce
L’ art face aux populations d’images: Marilyn, Paper Woman, Chelsea
https://doi.org/10.14393/EdA-v4-n2-2023-71543
PDF (Français (Canada))
Elissar Kanso
La lutte comme pathosformel et forme de « survivance » d’affect entre image, figure, peinture et corps de l’artiste
https://doi.org/10.14393/EdA-v4-n2-2023-71694
PDF (Français (Canada))
Hervé Penhoat
Les Instants
https://doi.org/10.14393/EdA-v4-n2-2023-71693
PDF (Français (Canada))
Carmen Herrera Nolorve
Portrait d’un corps: existe-t-il une couleur pour représenter l’identité ?
https://doi.org/10.14393/EdA-v4-n2-2023-72353
PDF (Français (Canada))
Bernard Lafargue
Le noir : du Carré, sublime et sibérique, de Malevitch aux figures afro-américaines, pop et chaudes, de Kerry Jammes Marshall
https://doi.org/10.14393/EdA-v4-n2-2023-72352
PDF (Français (Canada))
Cécile Croce
L´ œuvre comme méta-corps
https://doi.org/10.14393/EdA-v4-n2-2023-71542
PDF (Français (Canada))
Icleia Borsa Cattani
Medusa em vermelho e preto: a “pintura numérica” de Éliane Chiron
https://doi.org/10.14393/EdA-v4-n2-2023-73350
PDF
Marco Giannotti
O corpo da cor
https://doi.org/10.14393/EdA-v4-n2-2023-73352
PDF
Karina Sousa
Entre camadas e cores: o processo de significação na Folia de Reis
https://doi.org/10.14393/EdA-v4-n2-2023-71548
PDF
Marco Paulo Rolla
O Artista “Multindisciplinar”!
https://doi.org/10.14393/EdA-v4-n2-2023-71541
PDF