Reflexões sobre a Tese "O acesso, ao inverso: desigualdades à sombra da expansão do ensino superior brasileiro, 1991-2020"
Resenha
DOI:
https://doi.org/10.14393/REPOD-v14n3a2025-77532Palavras-chave:
Desigualdade, Acesso ao ensino superior, CotasResumo
Nas últimas três décadas, houve um aumento no número de matrículas de ingresso no ensino superior no Brasil. Essa ampliação se deu alinhada com a ampliação de políticas de acesso ao ensino superior nos setores públicos e privados, resultando em uma ampliação da diversidade de discentes neste nível de ensino. Entretanto, esse cenário de ampliação das vagas, que marcou um lado luminoso das políticas públicas, foi delineando um grande paradoxo, ou seja, ao mesmo tempo em que se ampliou as oportunidades de ingresso de jovens ao ensino superior, em contrapartida, as disparidades sociais ainda fizeram com que muitos ficassem de fora das universidades, assim como intensificaram um ambiente competitivo aos egressos, marcando um lado sombrio do processo de expansão do acesso. Portanto, é instigado em investigar tais questões que a tese que aqui será apresentada se dedica, tendo como objetivo “Investigar as transformações no acesso à graduação no período de 1991 e 2020”. Para o desafio proposto, a pesquisa se encaminhou através de uma abordagem mista, dividida em três níveis de análise, a macro, meso e microssociológica. Assim, no decorrer da presente resenha, os principais aspectos conceituais, metodológicos, assim como resultados da tese, serão melhores detalhados, refletidos e discutidos.
Referências
CRESWELL, J. W.; PLANO-CLARK, V. L. Mixed Methods Research. 2. ed. Porto Alegre: Penso, 2013.
FLICK, U. Qualitative Research Quality. Porto Alegre: Artemed, 2011.
SENKEVICS, A. S. Access, in Reverse: Inequalities in the Shadow of the Expansion of Brazilian Higher Education, 1991-2020. Thesis (Doctorate in Education) – Faculty of Education, University of São Paulo, São Paulo, 2021.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Marcos Henrique Carneiro Alves, Fábio Zambiasi, Graziela Scopel, Edilson Pontarolo, Maria de Lourdes Bernartt

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
























