Reflexões sobre a Tese "O acesso, ao inverso: desigualdades à sombra da expansão do ensino superior brasileiro, 1991-2020"

Resenha

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v14n3a2025-77532

Palavras-chave:

Desigualdade, Acesso ao ensino superior, Cotas

Resumo

Nas últimas três décadas, houve um aumento no número de matrículas de ingresso no ensino superior no Brasil. Essa ampliação se deu alinhada com a ampliação de políticas de acesso ao ensino superior nos setores públicos e privados, resultando em uma ampliação da diversidade de discentes neste nível de ensino. Entretanto, esse cenário de ampliação das vagas, que marcou um lado luminoso das políticas públicas, foi delineando um grande paradoxo, ou seja, ao mesmo tempo em que se ampliou as oportunidades de ingresso de jovens ao ensino superior, em contrapartida, as disparidades sociais ainda fizeram com que muitos ficassem de fora das universidades, assim como intensificaram um ambiente competitivo aos egressos, marcando um lado sombrio do processo de expansão do acesso. Portanto, é instigado em investigar tais questões que a tese que aqui será apresentada se dedica, tendo como objetivo “Investigar as transformações no acesso à graduação no período de 1991 e 2020”. Para o desafio proposto, a pesquisa se encaminhou através de uma abordagem mista, dividida em três níveis de análise, a macro, meso e microssociológica. Assim, no decorrer da presente resenha, os principais aspectos conceituais, metodológicos, assim como resultados da tese, serão melhores detalhados, refletidos e discutidos.

Biografia do Autor

  • Marcos Henrique Carneiro Alves, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Brasil

    Mestre em Desenvolvimento Regional; Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Pato Branco, Paraná, Brasil. 

  • Fábio Zambiasi, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Brasil

    Mestre em Desenvolvimento Regional. Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, Paraná, Brasil. 

  • Graziela Scopel, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Brasil

    Mestra em Desenvolvimento Regional. Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, Paraná, Brasil. 

  • Maria de Lourdes Bernartt, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Brasil

    Doctorate in Education. Federal University of Technology – Paraná, Pato Branco, Paraná, Brazil. 

Referências

CRESWELL, J. W.; PLANO-CLARK, V. L. Mixed Methods Research. 2. ed. Porto Alegre: Penso, 2013.

FLICK, U. Qualitative Research Quality. Porto Alegre: Artemed, 2011.

SENKEVICS, A. S. Access, in Reverse: Inequalities in the Shadow of the Expansion of Brazilian Higher Education, 1991-2020. Thesis (Doctorate in Education) – Faculty of Education, University of São Paulo, São Paulo, 2021.

Publicado

2025-11-23

Edição

Seção

RESENHA

Como Citar

ALVES, Marcos Henrique Carneiro; ZAMBIASI, Fábio; SCOPEL, Graziela; BERNARTT, Maria de Lourdes. Reflexões sobre a Tese "O acesso, ao inverso: desigualdades à sombra da expansão do ensino superior brasileiro, 1991-2020": Resenha. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 14, n. 3, p. 1–7, 2025. DOI: 10.14393/REPOD-v14n3a2025-77532. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/77532. Acesso em: 5 dez. 2025.