A trajetória da avaliação institucional participativa na Rede Municipal de Campinas: a luta cotidiana pela qualidade social

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v13n3a2024-75256

Palavras-chave:

Avaliação Institucional Participativa (AIP), Qualidade Social (QS), Condições Objetivas, Ensino Fundamental, Rede Municipal de Campinas

Resumo

Temos como pressuposto que o processo de Avaliação Institucional Participativa (AIP) se constitui como uma instância estratégica para viabilizar a qualidade social das escolas públicas.  O objetivo da pesquisa é identificar a linha do tempo do processo de implementação da AIP das escolas públicas da região noroeste do município de Campinas e verificar as condições objetivas de funcionamento. Os procedimentos metodológicos utilizados foram a pesquisa bibliográfica e a pesquisa documental. Identificamos que a trajetória da AIP aponta obstáculos, mas também potencialidades de vivências democráticas pelos atores envolvidos. A política de AIP, ao longo dos sucessivos governos, passou a sofrer resistência à aceleração, mas vem sendo mantida e foi ampliada para a Educação Infantil também. As condições objetivas das escolas apontam a necessidade de reformas e melhorias de infraestrutura e contratação de profissionais da educação para atender as demandas da comunidade escolar e avançar na  qualidade social ofertada para os estudantes.

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Biografia do Autor

Claudia Pereira de Pádua Sabia, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Brasil)

Pós-Doutorado em Educação (Unicamp). Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), Marília, São Paulo, (SP) Brasil.

Thaís Carvalho Zanchetta Penteado, Secretaria Municipal de Educação de Campinas (Brasil)

Doutorado em Educação (Unicamp). Secretaria Municipal de Educação de Campinas (Smec), Campinas, São Paulo, (SP) Brasil.

Margarida Montejano da Silva, Secretaria Municipal de Educação de Campinas (Brasil)

Doutorado em Educação (Unicamp). Secretaria Municipal de Educação de Campinas (Smec), Campinas, São Paulo, (SP).

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Publicado

2024-09-12

Como Citar

SABIA, C. P. de P.; PENTEADO, T. C. Z.; SILVA, M. M. da. A trajetória da avaliação institucional participativa na Rede Municipal de Campinas: a luta cotidiana pela qualidade social. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 13, n. 3, p. 1–20, 2024. DOI: 10.14393/REPOD-v13n3a2024-75256. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/75256. Acesso em: 25 nov. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ - “AVALIAÇÃO EXTERNA NO CONTEXTO DA REFORMA EMPRESARIAL: DESAFIOS PARA A QUALIDADE SOCIAL”