O discurso de “gestão de resultados” na 1ª gestão do Partido Novo (2019-2022): “nova” retórica conservadora e o fortalecimento do SIMAVE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v13n3a2024-75249

Palavras-chave:

Gestão de resultados, Avaliação, SIMAVE, GIDE

Resumo

O presente trabalho explora como o programa de Gestão Integrada da Escola (GIDE) e o Sistema Mineiro de Avaliação e Equidade da Educação Pública (SIMAVE) evidenciam mecanismos da reforma empresarial da educação, tais quais a padronização, a ênfase nos resultados por meio da avaliação e do gerencialismo na educação pública mineira, especialmente na 1ª gestão (2019-2022) do Partido Novo. Para isso, realizou-se uma pesquisa de abordagem qualitativa, de cunho bibliográfico e documental. As principais fontes bibliográficas utilizadas incluem aporte teórico de Freitas (2018), Ball (2005), Laval (2004) e Gentili (1998). Foram analisados documentos oficiais divulgados pelo governo acerca do SIMAVE e da GIDE. Nos limites do trabalho, é possível identificar que o governo, sob o discurso de gestão de resultados, tem concretizado políticas educacionais baseadas na parceria pública privada, na lógica gerencialista e fortalecido o SIMAVE para atender às demandas políticas e econômicas da qualidade educacional.

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Biografia do Autor

Jaqueline Barros Vidigal, Universidade Federal de Uberlândia (Brasil)

Mestranda pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Uberlândia, Minas Gerais, (MG), Brasil.

Maria Simone Ferraz Pereira, Universidade Federal de Uberlândia (Brasil)

Doutora em Educação pela Unicamp.  Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Uberlândia, Minas Gerais (MG), Brasil.

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Publicado

2024-09-12

Como Citar

VIDIGAL, J. B.; PEREIRA, M. S. F. O discurso de “gestão de resultados” na 1ª gestão do Partido Novo (2019-2022): “nova” retórica conservadora e o fortalecimento do SIMAVE. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 13, n. 3, p. 1–20, 2024. DOI: 10.14393/REPOD-v13n3a2024-75249. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/75249. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ - “AVALIAÇÃO EXTERNA NO CONTEXTO DA REFORMA EMPRESARIAL: DESAFIOS PARA A QUALIDADE SOCIAL”