A abordagem do Ciclo Político no estudo da política curricular da rede municipal de ensino de Uruguaiana/RS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v13n3a2024-72486

Palavras-chave:

Políticas curriculares; Ciclo de políticas; Currículo.

Resumo

Este artigo discute as políticas curriculares, explorando a proposta do Ciclo de Políticas de Stephen Ball (1992), interpretada por Mainardes (2006). O estudo busca compreender o processo de criação e implementação das políticas curriculares, com foco no Documento Orientador do Território Municipal de Uruguaiana/RS (DOTMU), sob a perspectiva das Coordenadoras da Rede Municipal de Ensino de Uruguaiana. A metodologia utilizada foi a análise documental, centrada no DOTMU como corpus de análise. Apoiado na abordagem do Ciclo de Políticas, o estudo analisa o DOTMU nos três contextos propostos pelos autores: Contexto da Influência, Contexto da Produção do Texto e o Contexto da Prática. Após a análise, especialmente no Contexto da Prática, identificaram-se fragilidades mesmo com a participação dos profissionais da educação na construção do DOTMU. A implementação efetiva de um currículo vivo e consciente, baseado em um planejamento intencional, representa um desafio contínuo. No entanto, o DOTMU revela potencialidades ao ser percebido pelos profissionais como um meio organizador do fazer pedagógico, destacando-se por sua consistência teórica e formulação democrática, contribuindo para o percurso educativo nas escolas da Rede Municipal de Uruguaiana.

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Biografia do Autor

Cristiane Gonçalves Hernandez, Universidade Franciscana (Brasil)

Mestre em Ensino de Humanidades e Linguagens. Universidade Franciscana (UFN), Professora da Rede Municipal de Ensino de Uruguaiana, Rio Grande do Sul (RS), Brasil.

Fernanda Figueira Marquezan, Universidade Franciscana (Brasil)

Doutora em Educação. Professora Adjunta da Universidade Franciscana (UFN), Santa Maria, Rio Grande do Sul (RS), Brasil.

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Publicado

2024-09-12

Como Citar

HERNANDEZ, C. G.; MARQUEZAN, F. F. A abordagem do Ciclo Político no estudo da política curricular da rede municipal de ensino de Uruguaiana/RS. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 13, n. 3, p. 1–18, 2024. DOI: 10.14393/REPOD-v13n3a2024-72486. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/72486. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

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