A abordagem do Ciclo Político no estudo da política curricular da rede municipal de ensino de Uruguaiana/RS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v13n3a2024-72486

Palavras-chave:

Políticas curriculares; Ciclo de políticas; Currículo.

Resumo

Este artigo discute as políticas curriculares, explorando a proposta do Ciclo de Políticas de Stephen Ball (1992), interpretada por Mainardes (2006). O estudo busca compreender o processo de criação e implementação das políticas curriculares, com foco no Documento Orientador do Território Municipal de Uruguaiana/RS (DOTMU), sob a perspectiva das Coordenadoras da Rede Municipal de Ensino de Uruguaiana. A metodologia utilizada foi a análise documental, centrada no DOTMU como corpus de análise. Apoiado na abordagem do Ciclo de Políticas, o estudo analisa o DOTMU nos três contextos propostos pelos autores: Contexto da Influência, Contexto da Produção do Texto e o Contexto da Prática. Após a análise, especialmente no Contexto da Prática, identificaram-se fragilidades mesmo com a participação dos profissionais da educação na construção do DOTMU. A implementação efetiva de um currículo vivo e consciente, baseado em um planejamento intencional, representa um desafio contínuo. No entanto, o DOTMU revela potencialidades ao ser percebido pelos profissionais como um meio organizador do fazer pedagógico, destacando-se por sua consistência teórica e formulação democrática, contribuindo para o percurso educativo nas escolas da Rede Municipal de Uruguaiana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Cristiane Gonçalves Hernandez, Universidade Franciscana (Brasil)

Mestre em Ensino de Humanidades e Linguagens. Universidade Franciscana (UFN), Professora da Rede Municipal de Ensino de Uruguaiana, Rio Grande do Sul (RS), Brasil.

Fernanda Figueira Marquezan, Universidade Franciscana (Brasil)

Doutora em Educação. Professora Adjunta da Universidade Franciscana (UFN), Santa Maria, Rio Grande do Sul (RS), Brasil.

Referências

AKKARI, A. Internacionalização das Políticas Educacionais: Transformações e Desafios. Petrópolis: Vozes, 2011.

ALMEIDA, M. L. P.; JUNG., H. S. Políticas curriculares e a base nacional comum curricular: emancipação ou regulação?. Revista do Centro de Educação UFSM, v. 44, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/26787. Acesso em: 4 maio 2022. DOI: https://doi.org/10.5902/1984644426787.

BALL, J. S. Diretrizes Políticas Globais e as Relações Políticas Locais em Educação. Currículo sem Fronteiras, v. 1, n. 2, p. 99- 116, jul./dez., 2001. Disponível em: www.curriculosemfronteiras.org. Acesso em: 25 jun. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais. Brasília, DF: MEC, SEB, DICEI, 2013.

BRASIL. Ministério da Educação. Lei nº 13.005/2014. Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE e dá outras providências. Brasília, DF: MEC, 2014. Disponível em: https://pne.mec.gov.br/. Acesso em: 6 maio 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Lei nº 9.394/1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 17 maio 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais – Temas Transversais. 1997. Disponível em: https://bit.ly/2IOIb3L. Acesso em: 7 jun. 2022. 2019.

BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Brasília, DF: MEC, 1998.

BRASIL. Senado Federal. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Centro Gráfico, 1988. Disponível em: https://bit.ly/3P9keUZ. Acesso em: jun. 2022.

HOFLING, E. M. Estado e Políticas (Públicas) Sociais. Cadernos Cedes, v. 21, n. 55, nov., 2001. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-32622001000300003.

IMBERNÓN, F. Formação Continuada de Professores. Porto Alegre: Artmed, 2010.

LOPES, A. C. Discursos nas políticas de currículo. Currículo Sem Fronteiras, v. 6, n. 2, 2006. Disponível em: https://bit.ly/3yIPgOa. Acesso em: 6 maio 2022.

LOPES, A. C.; MACEDO, E. Contribuições de Stephen Ball para o estudo de Políticas de Currículo. In: BALL, S.; MAINARDES, J. (org.). Políticas Educacionais: questões e dilemas. São Paulo: Cortez, 2011.

MAINARDES, J. Abordagem do Ciclo de Políticas uma Contribuição para a Análise de Políticas Educacionais. Educação e Sociedade, Campinas, v. 27, n. 94, p. 47-69, jan./abr., 2006. Disponível em: http://www.cedes.unicamp.br. Acesso em: 22 set. 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302006000100003.

REFERENCIAL CURRICULAR GAÚCHO. RIO GRANDE DO SUL. Conselho Estadual de Educação. Resolução Nº 345/2018. Referencial Curricular Gaúcho. Secretaria de Estado da Educação: Porto Alegre, 2018. Disponível em: https://h-curriculo.educacao.rs.gov.br/Sobre/Index. Acesso em: 17 maio 2022.

SACRISTÁN, J. G. O currículo: uma reflexão sobre a prática. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2008.

SACRISTÁN, J. G. Saberes e incertezas sobre o currículo. Porto Alegre: Penso, 2013.

SILVA, T. T. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.

THIESEN, Juares da Silva. Políticas curriculares, Educação Básica brasileira, internacionalização: aproximações e convergências discursivas. Educação e Pesquisa, v. 45, p. e190038, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634201945190038.

URUGUAIANA. Rio Grande do Sul. Câmara Municipal de Uruguaiana. Lei nº 4.620, de 4 de abril de 2016. Aprova o Plano Municipal de Educação.

URUGUAIANA. Rio Grande do Sul. Conselho Municipal de Educação. Resolução CME Nº 01/2020, de 03 de março de 2020, institui Documento Orientador do Território Municipal (DOTMU), Uruguaiana, 2020.

Publicado

2024-09-12

Como Citar

HERNANDEZ, C. G.; MARQUEZAN, F. F. A abordagem do Ciclo Político no estudo da política curricular da rede municipal de ensino de Uruguaiana/RS. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 13, n. 3, p. 1–18, 2024. DOI: 10.14393/REPOD-v13n3a2024-72486. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/72486. Acesso em: 30 set. 2024.

Edição

Seção

DEMANDA CONTÍNUA