Sistema de ensino e pandemia COVID-19: ensino remoto, desafios e política educacional brasileira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v13n2a2024-69978

Palavras-chave:

Política Educacional, Pandemia, Coronavírus, Brasil

Resumo

No início de 2020 no Brasil, em decorrência do isolamento social na pandemia por COVID-19, houve a suspensão das aulas presenciais modificando abruptamente o funcionamento do sistema de ensino. Esse novo contexto foi caracterizado principalmente pelo uso obrigatório de aparatos tecnológicos para o ensino remoto e da ausência de respostas governamentais efetivas e igualitárias em apoio a educação. Esse novo sistema arraigado a uma lógica capitalista mercadológica histórica intensificou as desigualdades no Brasil no que tange a perspectiva democrática de acesso à educação. Assim, o presente trabalho teve como objetivo geral compreender, de modo contextualizado e historicamente situado, o cenário político-administrativo e educacional brasileiro no contexto da pandemia no período de 2020-2021. Para isso, realizou-se um estudo qualitativo, exploratório e analítico, por meio de livros, artigos e documentos envolvendo a temática. A busca de dados foi realizada na biblioteca virtual SCIELO (Scientific Electronic Library Online) e no site da secretaria da educação. De acordo com os resultados encontrados, foi observado que o ensino remoto foi implantado às pressas e sem a consideração das múltiplas realidades brasileiras, gerando desafios imensuráveis a todos os sujeitos da educação. Muitos alunos foram “invisibilizados” e seus direitos educacionais negados, além do aumento da carga de trabalho e redução dos salários do corpo docente, o que intensificou as desigualdades sociais e a fragilidade das escolas brasileiras. A reflexão aqui proposta reitera a necessidade da discussão e do posicionamento deste tema por meio de políticas educacionais junto aos sujeitos da educação na expectativa de promover uma educação efetiva e igualitária.

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Biografia do Autor

Bárbara Barra Gomides, Universidade Federal de Uberlândia - Brasil

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU. Coordenadora pedagógica do Centro Educacional Bem Me Quer. Uberlândia, Minas Gerais, Brasil.

Marcelo Soares Pereira da Silva, Universidade Federal de Uberlândia - Brasil

Doutor em Educação pela Universidade de Campinas -UNICAMP. Professor Titular na Faculdade de Educação na UFU. Uberlândia, Minas Gerais, Brasil.

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Publicado

2024-04-29

Como Citar

GOMIDES, B. B.; SILVA, M. S. P. da. Sistema de ensino e pandemia COVID-19: ensino remoto, desafios e política educacional brasileira. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 1–19, 2024. DOI: 10.14393/REPOD-v13n2a2024-69978. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/69978. Acesso em: 4 nov. 2024.

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