Conselhos de educação no Brasil: enfoques legais, finalidades e atribuições

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v11n3a2022-66310

Palavras-chave:

Conselhos de educação, Controle social, Gestão democrática

Resumo

Este artigo decorre da pesquisa de mestrado desenvolvida a partir da problemática que buscou identificar em que medida o CME tem influenciado na gestão educacional. O objetivo do artigo é condensar a discussão central da referida dissertação. Desse modo, reunimos parte da revisão bibliográfica que auxilia na compreensão dos Conselhos de Educação partindo do entendimento de sua natureza enquanto órgãos fundamentados nos princípios de controle social e gestão democrática. Foi possível perceber, que mesmo atravessado por tensões e contradições, os Conselhos de Educação se constituem como mecanismos fundamentais para o processo de democratização, considerando esse processo como inacabado, no sentido de buscar constantes aperfeiçoamentos e estar atento aos interesses que o ameaçam.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

ALTHUSSER, L. Aparelhos Ideológicos do Estado: nota sobre aparelhos ideológicos do Estado. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1985.

ALVAREZ, M. C. Controle social: notas em torno de uma noção polêmica. São Paulo em Perspectiva, 18(1): 168-176, 2004. DOI: https://doi.org/10.1590/s0102-88392004000100020.

BARBOSA FILHO, J. I. Gestão democrática do ensino público: uma conquista em construção, 2004.

BORDIGNON, G. Gestão da educação no município: sistema, conselho e plano. São Paulo: Editora e Livraria Instituto Paulo Freire, 2009.

BRASIL. Plano Nacional de Educação 2014-2024: Lei 13005, de 25 de junho de 2014, que aprova o Plano Nacional de Educação (PNE) e dá outras providências. Brasília: Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 2014.

BRASIL. LDBEN: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – 3 ed. – Brasília: Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 2019.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil, de 05 de outubro de 1998 (atualizada até a Emenda Constitucional n° 107, de 02/07/2020).

CARDOZO, M. J. P. B.; COLARES, M. L. I. S. Gestão democrática na mesorregião Oeste Maranhense: enfoques e destaques nas leis dos Sistemas Municipais de Educação. Educar em Revista, Curitiba, v. 36, e69405, 2020, p. 1-17. DOI: https://doi.org/10.1590/0104-4060.69405.

COLARES, A. A.; COLARES, M. L. I. S. Do autoritarismo repressivo à construção da democracia participativa. Campinas, SP: Autores Associados, 2003.

COLARES, M. L. I. S.; BRYAN, N. A. P. Formação continuada e gestão democrática: desafios para gestores do interior da Amazônia. ETD – Educação Temática Digital, 16(1), 174-191, 2014. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1336. Acesso em: 01 abr. 2022. DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v16i1.1336.

CURY, C. R. J. Os Conselhos de Educação e a Gestão dos Sistemas. In.: FERREIRA, N. S. C.; AGUIAR, M. A. da S. (Orgs.). Gestão da Educação: impasses, perspectivas e compromissos. São Paulo: Cortez, 2000, p.43-60.

CURY, C. R. J. Gestão democrática da educação: exigências e desafios. RBPAE, v. 18, n. 2, jul./dez. 2002, p. 163-174.

CURY, C. R. J. Conselhos de Educação: fundamentos e funções. RBPAE, v. 22, n. 1, 2006, p. 41-67.

FARIAS, M. C. G. de. O Conselho Municipal de Educação na construção da política educacional: a busca pela participação social. In.: SANTOS, T. F. A. M. dos; LIMA, F. W. C. (Orgs.). Versus e reversus da gestão das Políticas Educacionais. Belém: Ponto Press, 2012, p. 103-142.

FREITAS, D. N. T. de; CARVALHO, F. R. C. de. Conselhos municipais de educação e qualificação da educação básica. RBPAE, v. 24, n. 3, 2008, p. 497-516.

LIMA, F. W. C. Controle social e descentralização na gestão da política educacional de Castanhal – PA. 2014. Tese (Doutorado em Educação), Instituto de Ciências da Educação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2014.

LIMA, F. D. C. S.; CARDOZO, M. J. P. B. Diversidade e Gestão Democrática no contexto educacional. Revista Exitus, 8(1), 87-111, 2018. Disponível em: http://www.ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus/article/view/391. Acesso em: 31 mar. 2022. DOI: https://doi.org/10.24065/2237-9460.2018v8n1ID391.

PERONI, V. M. V. Conselhos municipais em tempos de redefinição do conceito democracia. In: SOUZA, D. B. de. (Org.). Conselhos municipais e controle social da educação: descentralização, participação e cidadania. São Paulo: Xamã, 2008, p. 191-209.

RANCIÈRE, J. O ódio à democracia. Tradução: Mariana Echalar – 1 ed. – São Paulo: Boitempo, 2014.

RIBEIRO, W. Municipalização: os Conselhos Municipais de Educação. Rio de Janeiro, DP&A, 2004.

SAVIANI, D. Democracia, educação e emancipação: desafios do atual momento brasileiro. Psicologia Escolar e Educacional, SP. v. 21, nº. 3, set./dez. 2017, 653-662. DOI: https://doi.org/10.1590/2175-353920170213000.

SOARES, E. L. Gestão democrática: uma análise das bases normativas dos Sistemas Municipais de Educação do Maranhão. 2017. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-graduação em Educação/CCSo, Universidade Federal do Maranhão, 2017.

SOUZA, R. M. de. Controle social e reprodução capitalista: polêmicas e estratégias contemporâneas. Temporalis, Brasília (DF), ano 10, n. 20, p. 49-76, jul./dez. 2010.

SOUZA, D. B. de; VASCONCELOS, M. C. C. Os Conselhos Municipais de Educação no Brasil: um balanço das referências nacionais (1996-2002). Ensaio: aval. pol.púb. Educ., Rio de Janeiro, v. 14, n. 50, 2006, p. 39-56. DOI: https://doi.org/10.1590/s0104-40362006000100004.

Downloads

Publicado

2022-07-13

Como Citar

GOMES, B. C. F.; CARDOZO, M. J. P. B. Conselhos de educação no Brasil: enfoques legais, finalidades e atribuições. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 11, n. 3, p. 892–911, 2022. DOI: 10.14393/REPOD-v11n3a2022-66310. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/66310. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ - POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE CRISE DO CAPITALISMO GLOBAL