Internacionalização em casa na região centro-oeste brasileira: a atuação dos grupos e redes de pesquisa
DOI:
https://doi.org/10.14393/REPOD-v12n1a2023-66078Palavras-chave:
Educação Superior, Internacionalização em casa, Grupos e redes de pesquisa, ImpactosResumo
Nas últimas décadas, observou-se um esforço investigativo sobre a Educação Superior, a produção do conhecimento e a internacionalização. Esse estudo tem como objetivo caracterizar os líderes de grupos de pesquisa, num dos estados da região centro-oeste brasileira, em duas instituições públicas. Por meio de levantamento bibliográfico e documental, analisou-se a área da educação, chamando a atenção para os impactos de sua formação e atuação no desenvolvimento dessas instituições. As considerações indicam que a transição de um conceito de internacionalização, como mobilidade presencial para a mobilidade virtual, deve se consolidar no período pós-pandêmico. A internacionalização em casa se relaciona tanto com o currículo formal quanto ao informal e visa desenvolver conhecimentos interculturais.
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