Internacionalização em casa na região centro-oeste brasileira: a atuação dos grupos e redes de pesquisa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v12n1a2023-66078

Palavras-chave:

Educação Superior, Internacionalização em casa, Grupos e redes de pesquisa, Impactos

Resumo

Nas últimas décadas, observou-se um esforço investigativo sobre a Educação Superior, a produção do conhecimento e a internacionalização. Esse estudo tem como objetivo caracterizar os líderes de grupos de pesquisa, num dos estados da região centro-oeste brasileira, em duas instituições públicas. Por meio de levantamento bibliográfico e documental, analisou-se a área da educação, chamando a atenção para os impactos de sua formação e atuação no desenvolvimento dessas instituições. As considerações indicam que a transição de um conceito de internacionalização, como mobilidade presencial para a mobilidade virtual, deve se consolidar no período pós-pandêmico. A internacionalização em casa se relaciona tanto com o currículo formal quanto ao informal e visa desenvolver conhecimentos interculturais. 

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Biografia do Autor

Egeslaine Nez, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Brasil

Pós-doutorado em educação na Pontifica Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS); Docente da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Faculdade de Educação (FACED), Departamento de Estudos Especializados (DEE).

Marilia Morosini , Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - Brasil

Pós-doutorado na University of Texas. Pesquisadora 1A CNPq. Docente Titular na Escola de Humanidades da PUCRS.

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Publicado

2022-12-02

Como Citar

NEZ, E.; MOROSINI , M. Internacionalização em casa na região centro-oeste brasileira: a atuação dos grupos e redes de pesquisa. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 403–420, 2022. DOI: 10.14393/REPOD-v12n1a2023-66078. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/66078. Acesso em: 12 nov. 2024.

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