As marcas da historicidade: constituição da Educação de Jovens e Adultos no estado de Mato Grosso

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DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v11n1a2022-63395

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos, Mato Grosso, Análise de Discurso, Marcas da historicidade

Resumo

Pensar a constituição da Educação de Jovens e Adultos (EJA) é propor compreender os gestos de leitura e interpretação que podem se apresentar no funcionamento da escrita de um trabalho. Este artigo destaca o contexto histórico da EJA no estado de Mato Grosso a partir da perspectiva teórica, metodológica e analítica da Análise de Discurso (AD). Neste movimento, o objetivo é apresentar, discutir e analisar as marcas da historicidade da constituição da EJA no estado de Mato Grosso, permeando as espessuras que se apresentam nas condições de produção. O efeito de fecho aponta a necessidade de estudos sobre a EJA, que necessita de políticas públicas permanentes e afirmativas, com ações contínuas e sistemáticas que estabeleçam a dinâmica da sociedade, na história e na política.

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Biografia do Autor

Rhafaela Rico Bertolino Beriula, Universidade do Estado de Mato Grosso - Brasil

Mestre em Letras pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), doutoranda em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Sinop, Mato Grosso, Brasil.

Tânia Pitombo de Oliveira, Universidade do Estado de Mato Grosso - Brasil

Doutora em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atualmente, é professora adjunta da Universidade do Estado de Mato Grosso, Sinop, Mato Grosso, Brasil.

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Publicado

2022-03-01

Como Citar

BERIULA, R. R. B. .; OLIVEIRA, T. P. de . As marcas da historicidade: constituição da Educação de Jovens e Adultos no estado de Mato Grosso . Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 472–493, 2022. DOI: 10.14393/REPOD-v11n1a2022-63395. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/63395. Acesso em: 25 nov. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS DE DEMANTA CONTÍNUA