As marcas da historicidade: constituição da Educação de Jovens e Adultos no estado de Mato Grosso
DOI:
https://doi.org/10.14393/REPOD-v11n1a2022-63395Palavras-chave:
Educação de Jovens e Adultos, Mato Grosso, Análise de Discurso, Marcas da historicidadeResumo
Pensar a constituição da Educação de Jovens e Adultos (EJA) é propor compreender os gestos de leitura e interpretação que podem se apresentar no funcionamento da escrita de um trabalho. Este artigo destaca o contexto histórico da EJA no estado de Mato Grosso a partir da perspectiva teórica, metodológica e analítica da Análise de Discurso (AD). Neste movimento, o objetivo é apresentar, discutir e analisar as marcas da historicidade da constituição da EJA no estado de Mato Grosso, permeando as espessuras que se apresentam nas condições de produção. O efeito de fecho aponta a necessidade de estudos sobre a EJA, que necessita de políticas públicas permanentes e afirmativas, com ações contínuas e sistemáticas que estabeleçam a dinâmica da sociedade, na história e na política.
Downloads
Métricas
Referências
BOFF, L. A. As políticas públicas de Educação de Jovens e Adultos no estado de Mato Grosso 1991/2001: internalidade e diálogos com o mundo da vida dos jovens e adultos. 2002. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2002. 347
BOGNAR, I.; FERREIRA, M. S. Avanços e retrocessos na política de Educação de Jovens e Adultos no estado de Mato Grosso/Brasil (2008/2017). Revista Relações Sociais – REVES, Viçosa, v. 2, n. 2, p. 205-220, jun., 2019. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/reves/article/view/3208. Acesso em: 10 jul. 2021.
BRASIL. Decreto nº 2.313/1974. Diário Oficial da União: Ministério da Educação e Cultura/Departamento de Ensino Supletivo. Centro de Estudos Supletivos. Brasília/DF: 1974.
BRASIL. Lei nº 5.692, de 11 de agosto de 1971. Diário Oficial da União: Seção 1. Distrito Federal: Departamento de Imprensa Nacional, 12 ago. 1971. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1970-1979/lei-5692-11-agosto-1971-357752-publicacaooriginal-1-pl.html. Acesso em: 5 jul. 2021.
BRASIL. Lei nº 9.394/1996, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece a Lei de diretrizes e bases da educação nacional. Publicação Original. Diário Oficial da União, Congresso Nacional, seção 1, Brasília: Diário oficial da União, 1996. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1996/lei-9394-20-dezembro-1996-362578-publicacaooriginal-1-pl.html. Acesso em: 1 fev. 2022.
BRASIL. Lei nº 9.394/1996, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. 2. ed. Diário Oficial da União, Senado Federal, Brasília: Coordenação de Edições Técnicas, 2018c. Disponível em: http://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/544283/lei_de_diretrizes_e_bases_2ed.pdf. Acesso em: 1 fev. 2022.
BRASIL. Parecer CNE/CEB nº 11/2000, de 10 de maio de 2000. Dispõe sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília: Ministério da Educação; Conselho Nacional de Educação, 10 maio 2000a. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/pceb011_00.pdf. Acesso em: 1 fev. 2022.
BRASIL. Parecer CNE/CEB nº 37/2006, de 7 de julho de 2006. Dispõe sobre a aprovação de diretrizes e procedimentos técnico-pedagógicos para a implementação do ProJovem – Programa Nacional de Inclusão de Jovens: Educação, Qualificação e Ação Comunitária. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília: Ministério da Educação; Conselho Nacional de Educação, 2006b. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/pceb037_06.pdf. Acesso em: 1 fev. 2022.
CONTE, I. I; BOFF, L. A. Educação do campo e educação de jovens e adultos no estado de Mato Grosso: um percurso instável. Perspectiva - Revista do Centro de Ciências da Educação, v. 36, n. 2, p. 627-649, abr./jun., 2018, Florianópolis. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/rt/printerFriendly/2175-795X.2018v36n2p627/0. Acesso em: 25 jul. 2021.
DIAS, C. P. Telecentros como políticas públicas de Inclusão Digital: da administração da vida na cidade. In: ORLANDI, Eni P. (org.). Discurso e políticas públicas urbanas: a fabricação do consenso. Campinas: Editora RG, 2010. p. 43-73.
GUIMARÃES, G. T. D. Historicidade. In: LEANDRO-FERREIRA, M. C. Glossário de termos do discurso. Campinas: Pontes Editores, 2020. p. 135-138.
HADDAD, S.; DI PIERRO, M. C. Escolarização de jovens e adultos. Revista Brasileira de Educação - RBE, Rio de Janeiro, v. 1, n. 14, p. 108-194, mai.- ago., 2000. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782000000200007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em: 8 jun. 2021.
IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Educação 2018. Informativo. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua. Rio de Janeiro: IBGE, 2019a. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/index.php/biblioteca-catalogo?view=detalhes&id=2101657. Acesso em: 25 jun. 2021.
IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo demográfico: 2000: características gerais da população: resultados da amostra. Rio de Janeiro: IBGE, 2000. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/pt/biblioteca-catalogo?view=detalhes&id=783. Acesso em: 25 jun. 2021.
IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua: notas técnicas. 5. ed. Versão 1.5. Rio de Janeiro: IBGE, 2019b. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/index.php/biblioteca-catalogo?view=detalhes&id=2101657. Acesso em: 25 jun. 2021.
LEITE, S. F. O direito à Educação Básica para jovens e adultos da modalidade EJA no Brasil: um resgate histórico e legal. Curitiba: Editora CRV, 2013.
MATO GROSSO. Resolução n.º 003/2017-CNE. Diário Oficial [do] Estado de Mato Grosso, Cuiabá: Superintendência da Imprensa Oficial do Estado de Mato Grosso, 2017. Disponível em: http://www.mt.gov.br/documents/8125245/8532755/Resolucao+n.+005-2011+-+28.12.11+-+Fixa+normas+para+a+oferta+da+Educacao+Basica+-+EJA.pdf/5dacc3da-1189-68a0-cdd1-bf92ce06d537#:~:text=Fixa%20normas%20para%20a%20oferta,no%20Sistema%20Estadual%20de%20Ensino. Acesso em: 1 fev. 2022.
MATO GROSSO. Resolução n.º 005/2011-CEE/MT, de 28 de dezembro de 2011. Diário Oficial [do] Estado de Mato Grosso, Cuiabá: Superintendência da Imprensa Oficial do Estado de Mato Grosso, 28 dez. 2011. Disponível em: http://www.mt.gov.br/documents/8125245/8532755/Resolucao+n.+005-2011+-+28.12.11+-+Fixa+normas+para+a+oferta+da+Educacao+Basica+-+EJA.pdf/5dacc3da-1189-68a0-cdd1-bf92ce06d537#:~:text=Fixa%20normas%20para%20a%20oferta,no%20Sistema%20Estadual%20de%20Ensino. Acesso em: 1 fev. 2022.
MATO GROSSO. Resolução nº 137/1991 - CEE/MT. Estabelece normas gerais para o Ensino Supletivo no sistema de educação de Mato Grosso. Diário Oficial [do] Estado de Mato Grosso, Cuiabá: SEDUC; CEE/MT, 1991.
MATO GROSSO. Resolução nº 150/1999 -CEE/MT. Estabelece normas aplicáveis para a Educação Básica no Sistema Estadual de Ensino [...]. Diário Oficial [do] Estado de Mato Grosso, Cuiabá: SEDUC; CEE/MT, 1999. Disponível em: https://www.sinepe-mt.org.br/download/?uid=1054&modo=download. Acesso em: 1 fev. 2022
MATO GROSSO. Resolução nº 177/2002 -CEE/MT. Diário Oficial [do] Estado de Mato Grosso, Cuiabá: SEDUC; CEE/MT, 2002. Disponível em: https://www.sinepe-mt.org.br/download/?uid=1108&modo=download#:~:text=R%20E%20S%20O%20L%20V%20E%3A,do%20Sistema%20Estadual%20de%20Ensino. Acesso em: 1 fev. 2022
MATO GROSSO. Resolução n.º 180/2000-CEE/MT, de 5 de setembro de 2000. Diário Oficial [do] Estado de Mato Grosso, Cuiabá: Superintendência da Imprensa Oficial do Estado de Mato Grosso, 5 set. 2000. Disponível em: http://www3.cee.mt.gov.br/wmmostrarmodulo.aspx?15,45,Componente+Arquivo. Acesso em: 22 jul. 2021.
MATO GROSSO. Resolução n.º 190/2000-CEE/MT, de 26 de setembro de 2000. Diário Oficial [do] Estado de Mato Grosso, Cuiabá: Superintendência da Imprensa Oficial do Estado de Mato Grosso, 26 set. 2000. Disponível em: https://www.sinepe-mt.org.br/download/?uid=1052&modo=download. Acesso em: 1 fev. 2022.
MATO GROSSO. Resolução n.º 257/2006-CEE/MT, de 31 de outubro de 2006. Diário Oficial [do] Estado de Mato Grosso, Cuiabá: Superintendência da Imprensa Oficial do Estado de Mato Grosso, 31 out. 2006. Disponível em: http://www3.cee.mt.gov.br/wmmostrarmodulo.aspx?15,45,Componente+Arquivo. Acesso em: 1 fev. 2022.
MATO GROSSO. Resolução n.º 318/2008-CEE/MT, de 29 de outubro de 2008. Diário Oficial [do] Estado de Mato Grosso, Cuiabá: Superintendência da Imprensa Oficial do Estado de Mato Grosso, 29 out. 2008. Disponível em: https://www.cuiaba.mt.gov.br/upload/arquivo/318.PDF. Acesso em: 1 fev. 2022.
MELLO, Â. R. C. de. A educação de adultos em Mato Grosso/Brasil: Da transição democrática à atualidade. Revista Educação, Cultura e Sociedade, Sinop, v. 4, n. 2, p. 24-38, jul./dez., 2014. Disponível em: http://sinop.unemat.br/projetos/revista/index.php/educacao/article/view/1720. Acesso em: 5 jul. 2021.
MELLO, Â. R. C. de. A implantação dos Centros da Educação de Jovens e Adultos em Mato Grosso. In: Mostra Acadêmica UNIMEP, 8, 2010a, Piracicaba. Anais [...]. Piracicaba: UNIMEP. Disponível em: http://www.unimep.br/phpg/mostraacademica/anais/8mostra/5/261.pdf. Acesso em: 10 jul. 2021.
MELLO, Â. R. C. de. Dilemas e perspectivas da alfabetização de jovens e adultos em Mato Grosso: estudo do programa LetrAção de 2004 a 2007. Cuiabá: EdUFMT; FAPEMAT, 2010b.
MELLO, Â. R. C. de. Implantação dos Centros de Educação de Jovens e Adultos de Mato Grosso (2008/2011): adaptabilidade e conformação social. Revista Educação, Cultura e Sociedade, Sinop, v. 3, n. 2, p. 225-240, jul./dez., 2013. Disponível em: http://sinop.unemat.br/projetos/revista/index.php/educacao/issue/view/75/showToc. Acesso em: 27 jul. 2021.
ORLANDI, E. P. Análise de discurso: princípios e procedimentos. 12. ed. Campinas: Pontes editores, 2015.
ORLANDI, E. P. Eu, tu, ele: discurso e real da história. 2. ed. Campinas: Pontes Editores, 2017.
STRENTZKE, I. Inajá, Homem-Natureza, GerAção e Tucum: uma análise da proposta pedagógica de 1987 a 2000. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, UFMT, Cuiabá, 2011.
UNESCO, Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. Declaração Mundial sobre Educação para Todos: plano de ação para satisfazer as necessidades básicas de aprendizagem. Jomtien, 1990. Disponível em: http://www.direitoshumanos.usp.br/index.php/Direito-a-Educa%C3%A7%C3%A3o/declaracao-mundial-sobre-educacao-para-todos.html. Acesso em: 23 jun. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Educação e Políticas em Debate
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.