Um olhar histórico sobre os percursos legais que antecederam a Base Nacional Comum Curricular

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v11n2a2022-61246

Palavras-chave:

BNCC, Currículo, Política Educacional

Resumo

Este artigo tem como objetivo historicizar as políticas curriculares no Brasil a partir da Constituição Federal de 1988 que fundamentam legalmente a construção da BNCC. Neste sentido, foram analisadas as seguintes legislações e seus contextos de construção: Constituição Federal de 1988; da LDB de 1996; dos PCN; das DCN de 2010; e do PNE (2014-2024). A construção dessas legislações e o processo de elaboração desses documentos ocorrem em meio a intensos debates e discussões. Dessa forma, a BNCC carrega consigo os embates ideológicos, políticos e de interesses que permeiam há anos as políticas públicas educacionais no Brasil.

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Biografia do Autor

Victor Ridel Juzwiak, Universidade Federal de Uberlândia - Brasil

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia. Professor no Colégio São Marcos, Mogi das Cruzes, São Paulo, Brasil.

Astrogildo Fernandes da Silva Júnior, Universidade Federal de Uberlândia - Brasil

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia. Professor Associado na Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, Minas Gerais, Brasil.

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Publicado

2022-04-12

Como Citar

JUZWIAK, V. R.; SILVA JÚNIOR, A. F. da. Um olhar histórico sobre os percursos legais que antecederam a Base Nacional Comum Curricular. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 11, n. 2, p. 810–829, 2022. DOI: 10.14393/REPOD-v11n2a2022-61246. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/61246. Acesso em: 22 nov. 2024.

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