Iniciação à Docência no PIBID/UNEB: práticas de leitura e escrita

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v10n2a2021-59072

Palavras-chave:

Letramento, Oficina, Leitura, Escrita, PIBID

Resumo

Este artigo apresenta a aplicação de uma oficina, utilizando-se o gênero textual Histórias em Quadrinhos (HQs). Discute a importância da utilização do gênero textual HQs, enquanto forma de sensibilizar os estudantes para a ampliação do desenvolvimento do nível de leitura e escrita. Adotou-se a abordagem qualitativa e a pesquisa do tipo participante, tendo como instrumento para coleta de informações a observação e a entrevista semiestruturada. Para análise dos dados, utilizou-se a Análise de Conteúdo. Os resultados evidenciaram que os textos do gênero HQs utilizados como facilitadores de ensino-aprendizagem não só contribuíram para o desenvolvimento dos estudantes, mas também estimularam a criatividade e o incentivo à leitura e à escrita.

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Biografia do Autor

Simone Teles da Silva Santos, Universidade do Estado da Bahia - Brasil

Mestra em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa Educação Ambiental, Políticas Públicas e Gestão Social dos Territórios – GEPET – UNEB. Especialista em Inovação Social com ênfase em Economia Solidária e Agroecologia pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – IF Baiano. Licenciada em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB.

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Publicado

2021-07-21

Como Citar

SANTOS, S. T. da S. . Iniciação à Docência no PIBID/UNEB: práticas de leitura e escrita. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 10, n. 2, p. 769–783, 2021. DOI: 10.14393/REPOD-v10n2a2021-59072. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/59072. Acesso em: 27 jul. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Diálogos sobre alfabetização: das políticas públicas ao cotidiano escolar