Permanência e Êxito Escolar: análise do desempenho acadêmico de estudantes ingressantes no ensino médio integrado do IFRN/Caicó através das cotas étnico-raciais no ano de 2014/ Stay and School Success: analysis of the academic performance of students ent

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v9n3a2020-57880

Palavras-chave:

Ações afirmativas, Alunos cotistas, Rendimento acadêmico, Inclusão social

Resumo

Considerando as políticas públicas de inclusão desenvolvidas na última década no IFRN (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte), e ao mesmo tempo os preconceitos decorrentes delas, em grande parte fruto do desconhecimento dos impactos positivos que tais políticas acarretam, a pesquisa faz uma análise criteriosa do rendimento acadêmico dos alunos cotistas étnico-raciais, considerando as condições objetivas de sua permanência e de seu êxito. O trabalho de pesquisa fundou-se na necessidade de compilar dados que avaliem o andamento da política de cotas e que auxiliem nas futuras proposições do IFRN, no que se refere às ações de inclusão étnico-raciais. Os resultados trazem dados em gráficos e em entrevistas, que avaliam minuciosamente a permanência e o êxito dos alunos cotistas, podendo vir a subsidiar práticas pedagógicas voltadas a entender e atender o contexto e as dificuldades do segmento dos alunos que entraram pelas cotas étnico-raciais no âmbito do IFRN, especialmente, no campus Caicó-RN.

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Biografia do Autor

Kelson Gérison Oliveira Chaves, Instituto Federal do Rio Grande do Norte - Brasil

Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professor de História do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), campus Caicó.

Sandra Maria de Assis, Instituto Federal do Rio Grande do Norte - Brasil

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional (PPGEP) do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). Professora de História do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), campus Caicó.

Heloísa Medeiros de Araújo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Brasil

Graduanda em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), campus Caicó.

Deickson Lennon Galvao de Souza, Instituto Federal do Rio Grande do Norte - Brasil

Doutorando Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional (PPGEP) do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). Professor de Geografia do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), campus Caicó.

Camila Goulart de Campos, Instituto Federal do Rio Grande do Norte - Brasil

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional (PPGEP) do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). Professora de Sociologia do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), campus Lajes.

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Publicado

2020-10-24

Como Citar

CHAVES, K. G. O. .; ASSIS, S. M. de .; ARAÚJO, H. M. de .; SOUZA, D. L. G. de .; CAMPOS, C. G. de . Permanência e Êxito Escolar: análise do desempenho acadêmico de estudantes ingressantes no ensino médio integrado do IFRN/Caicó através das cotas étnico-raciais no ano de 2014/ Stay and School Success: analysis of the academic performance of students ent. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 9, n. 3, p. 672–691, 2020. DOI: 10.14393/REPOD-v9n3a2020-57880. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/57880. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Políticas educacionais de igualdade racial concepções, reflexões e plur