Gestão Universitária: a relação entre as características do Corpo Docente e o Desempenho Discente / University Management: the relationship between the Academic Staff characteristics and the Students Performance

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v9n2a2020-55125

Palavras-chave:

Gestão Universitária, Características do Docente, ENADE, Desempenho

Resumo

Esta pesquisa procurou explicar, por meio de regressões múltiplas, a relação entre 7 fatores característicos dos docentes e o desempenho dos discentes medido a partir do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) e Indicador da Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD). A pesquisa com abordagem quantitativa coletou dados de 63 cursos/campi nas bases de dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (INEP) e da Universidade Estácio de Sá (UNESA). Os resultados da pesquisa indicam a relevância de iniciativas de: (i) valorização dos professores com titulação de doutor, (ii) melhoria do processo de orientação de trabalhos de conclusão, (iii) gerenciamento da experiência no magistério (idade) e (iv) análise e reflexão sobre os resultados da avaliação da prática pedagógica, com a finalidade de melhorar o desempenho dos discentes.

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Biografia do Autor

Jose Geraldo Pereira Barbosa, Universidade Estácio de Sá - Rio de Janeiro - Brasil

Doutor em Administração pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professor do Mestrado em Administração e Desenvolvimento Empresarial da Universidade Estácio de Sá. Professor do Curso de Administração Pública da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Alyne Alves Trindade, Universidade Estácio de Sá - Rio de Janeiro - Brasil

Mestre em Administração e Desenvolvimento Empresarial pela Universidade Estácio de Sá.

Marco Aurélio Carino Bouzada, Universidade Estácio de Sá - Rio de Janeiro - Brasil

Doutor em Administração pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professor do Mestrado em Administração e Desenvolvimento Empresarial da Universidade Estácio de Sá.

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Publicado

2020-07-13

Como Citar

BARBOSA, J. G. P. .; TRINDADE, A. A. .; BOUZADA, M. A. C. . Gestão Universitária: a relação entre as características do Corpo Docente e o Desempenho Discente / University Management: the relationship between the Academic Staff characteristics and the Students Performance. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 488–507, 2020. DOI: 10.14393/REPOD-v9n2a2020-55125. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/55125. Acesso em: 27 jul. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Políticas de avaliação externa e a questão da qualidade da educação no