Avaliação do aluno surdo na escola regular: pressupostos legais e experiências

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v8n2a2019-51785

Palavras-chave:

Avaliação, Políticas de Educação Inclusiva, Surdo

Resumo

O presente trabalho objetivou identificar (na legislação e na literatura) pressupostos, recursos e práticas de avaliação para surdos. Para tal, definimos como percurso metodológico a pesquisa exploratória, pautada na análise documental e na revisão da literatura, embasando-se em Brasília (2014), Brasil (1996, 2015), Libâneo (2007), Luckesi (2011), Hoffmann (2011; 2013) entre outros. Apresentamos uma análise bibliográfica, baseada na legislação que trata da avaliação voltada para o aluno surdo e em resultados de 7 pesquisas. Identificamos que é necessária a formação continuada para modificar a atuação docente ante a avaliação, compreendendo a colaboração outros profissionais e membros da comunidade escolar no processo avaliativo.

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Publicado

2019-12-12

Como Citar

CORRÊA, A.; CARNEIRO PIRES, A.; VIEIRA, F. B. de A. . Avaliação do aluno surdo na escola regular: pressupostos legais e experiências. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 123–140, 2019. DOI: 10.14393/REPOD-v8n2a2019-51785. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/51785. Acesso em: 26 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Políticas de Educação Inclusiva: desafios Atuais