As políticas públicas para a educação infantil: realidade de um município do sudeste goiano

Autores

  • Janaina Cassiano Silva Universidade Federal de Goiás (UFG)
  • Heitor Abadio Vicente Universidade Federal de Goiás (UFG)

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD.issn.2238-8346.v6n1a2017-06

Palavras-chave:

Políticas Públicas, Educação Infantil, Psicologia Histórico-Cultural

Resumo

O objetivo geral deste artigo foi identificar e analisar as concepções de cuidado e ensino presentes no Projeto Político Pedagógico do município de Catalão/GO para a Educação Infantil à luz da Psicologia Histórico-Cultural. Foram tomados como objeto de estudo o Projeto Político Pedagógico (PPP) do município de Catalão/GO para a Educação Infantil, bem como os PPPs de três instituições municipais de educação infantil. As categorias de análise foram: cuidado, desenvolvimento infantil e ensino. O Projeto Político Pedagógico de Catalão/GO apresenta um panorama geral da educação infantil, diagnósticos e metas; enquanto os PPPs das instituições são mais específicos ao abordarem atividades a serem desenvolvidas na escola, bem como a infraestrutura da mesma.

 

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Biografia do Autor

Janaina Cassiano Silva, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Doutora em em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Docente no Curso de Psicologia (IBIOTEC) no Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEDUC) da Universidade Federal de Goiás (UFG), Regional Catalão (UFCAT). 

Heitor Abadio Vicente, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Mestrando em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEDUC) da Universidade Federal de Goiás (UFG), Regional Catalão (UFCAT).

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Publicado

2019-01-23

Como Citar

SILVA, J. C.; VICENTE, H. A. As políticas públicas para a educação infantil: realidade de um município do sudeste goiano. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 6, n. 1, 2019. DOI: 10.14393/REPOD.issn.2238-8346.v6n1a2017-06. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/46382. Acesso em: 23 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Políticas educacionais para a educação infantil: dilemas atuais