AS TENSÕES QUE PRESIDIRAM A CONSTRUÇÃO DA CIÊNCIA MODERNA E OS MODOS CONTEMPORÂNEOS DE PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTíFICO - ISAIAS PESSOTTI
DOI:
https://doi.org/10.14393/REPOD-v5n1a2016-44570Palavras-chave:
Conhecimento científico, Ciência moderna, Isaias PessottiResumo
Este trabalho tem por objetivo analisar as relações entre literatura, história da ciência e relação com conhecimento nos romances históricos escritos pelo cientista e professor brasileiro Isaias Pessotti. Para tanto, problematizamos a literatura como fonte para a história, estabelecemos o contexto de aparecimentos das obras e os indícios que apresentam para uma análise histórica da ciência e do conhecimento. O trabalho analisa, mais especificamente, os romances Aqueles cães malditos de Arquelau (1993) e Manuscritos de Mediavilla (1995) em que o autor constrói tramas que põem em movimento e em relações, personagens que mantêm estreitas relações com os modos, científicos ou não, da produção de conhecimentos. E, mais do que isto, as histórias construídas por Isaias Pessotti buscam, também, dialogar com a história das ciências, oferecendo ao leitor a possibilidade de conhecer as ten- sões que presidiram a construção da ciência moderna e os modos contemporâneos de produção do conhecimento científico.
Downloads
Métricas
Referências
ALMOYNA, J.M. Dicionário de Espanhol-Português. Porto: Porto Editora. 1951.
BARTHES, R. Aula: aula inaugural da cadeira de Semiologia Literária do Colégio de França. Pronunciada dia 7 de janeiro de 1977. Tradução e posfácio de Leyla Perrone-Moisés. São Paulo: Cultriz; Grupo Digital Source. Disponível em <https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/160637/mod_re-source/content/1/BARTHES_Roland_-_Aula.pdf>.
BURKE, P. Uma história social do conhecimento: de Gutenberg a Diderot. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed. 2003.
FERREIRA, M. dos S. O Centro Regional de Pesquisas Educacionais de São Paulo (1956-1961). Dissertação de Mestrado em Educação. Universidade de São Paulo. São Paulo, 2001.
PESSOTTI, I. Aqueles cães malditos de Arquelau. Rio de Janeiro: Ed. 34. 1993.
PESSOTTI, I. O Manuscrito de Medivilla. Rio de Janeiro: Ed. 34. 1995.
SPITZER, Pe. C. Dicionario Analogico da Lingua Portugueza. Porto Alegre: Editora Globo, 1936.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Revista Educação e Políticas em Debate
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.