Ensino Superior a Distância e Trabalho Docente: Recentes Configurações no Âmbito do Público e Privado / Higher Distance Education and Teacher's Work: Recent Settings Under the Public and Private
DOI:
https://doi.org/10.14393/REPOD-v1n1a2012-17364Resumo
Neste trabalho apresentamos a materialidade da política educacional para o ensino superior na modalidade à distância, por meio da oferta de matrículas dos setores público e privado. Trabalhamos com as Sinopses da Educação Superior de 2000 a 2009, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais "Anísio Teixeira" (INEP), e também utilizamos como técnica de coleta de dados, entrevistas e questionários com professores e tutores de instituições públicas e privadas. Constatamos que existe uma tendência de crescimento do número das matrículas em cursos a distância em detrimento do crescimento das matrículas na modalidade presencial e, como consequência, uma mudança qualitativa do processo de trabalho docente, este centrado em uma divisão peculiar e em novas formas contratuais estabelecidas que apontam para a sua intensificação e precarização.
ABSTRACT: This work presents the materiality of educational policy for higher education in the distance, through the offer of enrollment of public and private sectors. We work with the synopses of Higher Education from 2000 to 2009, of the Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais "Anísio Teixeira" (INEP), and also used as a technique for data collection, interviews and questionnaires with teachers and tutors of public and private. We note that there is a growing trend in enrollments in distance learning courses at the expense of growth in enrollment in the classroom teaching and, as a consequence, a qualitative change in the process of teaching, this one focusing on division particular of labor and new forms of contracts established pointing to its intensification and precarization.
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