Ensino Superior a Distância e Trabalho Docente: Recentes Configurações no Âmbito do Público e Privado / Higher Distance Education and Teacher's Work: Recent Settings Under the Public and Private
DOI :
https://doi.org/10.14393/REPOD-v1n1a2012-17364Résumé
Neste trabalho apresentamos a materialidade da política educacional para o ensino superior na modalidade à distância, por meio da oferta de matrículas dos setores público e privado. Trabalhamos com as Sinopses da Educação Superior de 2000 a 2009, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais "Anísio Teixeira" (INEP), e também utilizamos como técnica de coleta de dados, entrevistas e questionários com professores e tutores de instituições públicas e privadas. Constatamos que existe uma tendência de crescimento do número das matrículas em cursos a distância em detrimento do crescimento das matrículas na modalidade presencial e, como consequência, uma mudança qualitativa do processo de trabalho docente, este centrado em uma divisão peculiar e em novas formas contratuais estabelecidas que apontam para a sua intensificação e precarização.
ABSTRACT: This work presents the materiality of educational policy for higher education in the distance, through the offer of enrollment of public and private sectors. We work with the synopses of Higher Education from 2000 to 2009, of the Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais "Anísio Teixeira" (INEP), and also used as a technique for data collection, interviews and questionnaires with teachers and tutors of public and private. We note that there is a growing trend in enrollments in distance learning courses at the expense of growth in enrollment in the classroom teaching and, as a consequence, a qualitative change in the process of teaching, this one focusing on division particular of labor and new forms of contracts established pointing to its intensification and precarization.
Téléchargements
Statistiques
Références
BELLONI, M. L. Educação a distância. Campinas: Editores Associados, 2009.
BRASIL. LDB & Lei do Fundef. Câmara dos Deputados. Comissão de Educação, Cultura e
Desporto. Coordenação de Publicações. Brasília, 2001.
_____. Lei nº 10.172, de 09 de janeiro de 2001. Aprova o Plano Nacional de Educação e dá
outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília,
DF, 10 jan. 2001.
_____. Ministério da Educação. Portaria Normativa n. 9, de 30 de junho de 2009. Institui o
Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica no âmbito do Ministério da
educação. Brasília, DF: MEC, 2009.
_____. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio
Teixeira. Sinopses da educação superior. 2000 a 2009. Disponível em:
<http://www.inep.gov.br/> Acesso em: 20 de mai. 2011
BRAVERMAN, H. Trabalho e capital monopolista. Rio de Janeiro: Guanabara, 1987.
DELORS, J. et. al. Educação: um tesouro a descobrir. Relatório para a UNESCO da
Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI. São Paulo: Editora Cortez,
ENTREVISTA. TUTOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL ALFA. Entrevistador: Élcio
Gustavo Benini. Campo Grande, 15/08/2011.
ENTREVISTA. TUTOR DA UNIVERSIDADE PRIVADA BETA. Entrevistador: Élcio
Gustavo Benini. Campo Grande, 10/08/2011.
GATTI, A. B. (Coord.).; BARRETO, E. S. de S. Professores do Brasil: impasses e desafios.
Brasília: UNESCO, 2009.
.
Revista Educação e Políticas em Debate - v. 1, n. 1, - jan./jul. 2012.
GIOLO, J. A educação a distância e a formação de professores. Educação e Sociedade, v.
n.105, p. 1211-1234, set./dez. 2008. Disponível em:
<http://www.scielo.br/pdf/es/v29n105/v29n105a13.pdf>. Acesso em: 10 de mai. 2011.
LITTO, M. F. & FORMIGA, M. M. Educação a distância: o estado da Arte. São Paulo:
Pearson Education do Brasil, 2009.
MARX, K. Manuscritos econômico-filosóficos. São Paulo: Boitempo Editorial, 2004.
MARX, K. O Capital: crítica da economia política. Livro 1. Rio de Janeiro: Civilização
Brasileira, 2006.
MOORE, M. & KEARSLEY, G. Educação a distância: uma visão integradora. São Paulo:
Cengage Learning, 2008.
NEDER, M. L. C. A formação do professor à distância: desafios e inovações na direção de
uma prática transformadora. Cuiabá, EdUFMT, 2009
NOBLE, D. Digital Diploma Mills: The automation of Higher Educationan. New York:
Monthly Review Press, 2002.
PETERS, O. Didática do ensino a distância: experiências e estágio da discussão numa
visão internacional. São Leopoldo: Editora Unisinos, 2006.
SARAIVA, T. Educação a distância no Brasil: lições da história. Em Aberto, Brasília, ano 16,
n.70, abr./jun., 1996. Disponível em:
<http://www.rbep.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/viewFile/1048/950> Acesso em 06
de mai. de 2011.
SCHEIBE, L. Valorização e formação dos professores para a educação básica: questões
desafiadoras para um novo Plano Nacional de Educação. Educação e Sociedade, Campinas, v.
, n.112, jul./set. 2010, p. 981-1000.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Revista Educação e Políticas em Debate 2022
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.