Volatilidade, complexidade e flutuações das transformações tecnológicas contemporâneas e suas incidências no campo da educação

Editorial

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.14393/REPOD-v15n1a2026-80936

Mots-clés :

Plataformização, Financeirização da Educação, Politicas Educacionais, Soberania Digital

Résumé

Na presente edição, a Revista Educação e Políticas em Debate reúne relevantes discussões no dossiê acerca da plataformização, da financeirização da educação, da soberania digital e das implicações dessas dinâmicas para o trabalho e a formação docente. O dossiê temático destaca-se, ainda, por incluir uma entrevista que problematiza a tese do “fim do trabalho”, evidenciando a reconfiguração perversa do capital, marcada pela intensificação da exploração, precarização, informalidade e processos de uberização. Espera-se que tais análises contribuam para o aprofundamento das reflexões sobre os usos das tecnologias digitais e das plataformas educacionais no contexto das disputas por soberania digital e das persistentes desigualdades educacionais. A edição também reúne artigos da sessão de demanda contínua que abordam sobre a reforma do Novo Ensino Médio, a formação e o trabalho docente, as reformas neoliberais e a expansão da educação profissional e tecnológica, entre outras discussões de grande relevância para o campo educacional e das políticas públicas.

Biographies de l'auteur-e

  • Maria Vieira Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Brasil

    Editora responsável da Revista Educação e Políticas em Debate. Pós-doutorado em Educação. Professora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, Rio Grande do Norte, Brasil. 

  • Leonice Matilde Richter, Universidade Federal de Uberlândia - Brasil

    Editora responsável da Revista Educação e Políticas em Debate. Doutora em Educação pela UFU. Professora associada no Núcleo de Políticas e Gestão da Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, Minas Gerais, Brasil. 

  • Raquel Aparecida Souza, Universidade Federal de Uberlândia - Brasil

    Editora adjunta da Comissão Editorial da Revista Educação e Políticas em Debate. Pós-doutorado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia. Membro do grupo de pesquisa Pólis. Professora associada Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, Minas Gerais, Brasil.

  • Vilma Aparecida de Souza, Universidade Federal de Uberlândia - Brasil

    Editora adjunta da Comissão Editorial da Revista Educação e Políticas em Debate. Doutora em Educação pela UFU. Líder do Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas, Gestão, Financiamento da Educação e Equidade –UFU. Professora Associada da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, Minas Gerais, Brasil. 

Références

BORGES, Grazielly Almeida; DORETO, João Victor Vieira; FERREIRA, Keila Pacheco. A opacidade algorítmica e seus vieses como vetores de erosão de direitos fundamentais. Revista de Direito do Consumidor [Recurso Eletrônico], São Paulo, n.159, maio/jun. 2025. Available at: https://dspace.almg.gov.br/handle/11037/64228. Accessed on: oct. 25, 2025.

DORETO, João Victor Vieira; SILVA, Maria Vieira. Inteligência Artificial na Educação Superior: aspectos regulatórios, direitos autorais e implicações éticas, 2025 (forthcoming).

MOLENAAR, Inge.; BATEN, Duuk.; BÁRD, Imre.; STEVENS, Marthe. Artificial Intelligence and Education: Different Perceptions and Ethical Directions. In: Ethics and Policy of Artificial Intelligence. Cambridge Law Handbooks. Cambridge University Press; 2025:261-282.

Publié

2025-12-31

Numéro

Rubrique

EDITORIAL

Comment citer

SILVA, Maria Vieira; RICHTER, Leonice Matilde; SOUZA, Raquel Aparecida; SOUZA, Vilma Aparecida de. Volatilidade, complexidade e flutuações das transformações tecnológicas contemporâneas e suas incidências no campo da educação: Editorial. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 15, n. 1, p. 1–8, 2025. DOI: 10.14393/REPOD-v15n1a2026-80936. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/80936. Acesso em: 6 janv. 2026.