Leitura literária na Educação Infantil: dos documentos oficiais às práticas educativas
DOI :
https://doi.org/10.14393/REPOD-v14nEspeciala2025-78557Mots-clés :
Educação Infantil, Documentos oficiais, Formação Literária DocenteRésumé
Objetiva-se identificar as orientações dispostas nos documentos oficiais referentes à leitura na educação infantil, de modo a refletir sobre o processo de implementação de políticas públicas direcionadas à formação literária na infância. Para tanto, realizou-se uma pesquisa de análise documental, priorizando um estudo sobre os documentos Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (1998), Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil (2009), Cadernos Leitura e Escrita na Educação Infantil (2016) e Base Nacional Comum Curricular (2018). Percebeu-se que as políticas públicas foram mobilizadas e investimentos viabilizados, entretanto, as orientações sobre o trabalho com a leitura e a leitura literária ficaram cada vez mais sintetizadas, o que sinaliza descaso com a formação literária docente na educação infantil.
Références
ABRAMOWICZ, Anete. OLIVEIRA, Fabiana. A sociologia da Infância no Brasil: uma área em construção. Revista Educação, Santa Maria, v. 35, n. 1, p. 39-52, Jan./Apr. 2010. Available at: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/1602. Accessed on May 25, 2025.
BAPTISTA, Monica Correia. As crianças e o processo de apropriação da linguagem escrita: consensos e dissensos nos campos da alfabetização e da Educação Infantil. Revista Brasileira de Alfabetização, Florianópolis, n. 16 (Edição Especial), 2022. Available at: https://revistaabalf.com.br/index.html/index.php/rabalf/article/view/585. Accessed on: Set. 10, 2024.
BAPTISTA, Mônica Correia; SILVA, Hilda Aparecida Linhares da; NEVES, Vanessa Ferraz Almeida. Leitura, Escrita e Alfabetização: o que a educação infantil tem a ver com isso? Revista Humanidades e Inovação, Palmas-TO, v. 10, n. 2, p. 168-182, Jan. 2023. Available at: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/issue/view/190. Accessed on: Sept. 01, 2024.
BAPTISTA, Mônica Correia; NORONHA, Amanda de Abreu; CRUZ, Priscila Maria Caligiorne. Letramento literário na primeira infância. Anais do CENA. Volume 1, Número 1. Uberlândia: EDUFU, 2013.
BRANDÃO, Ana Carolina Perrussi; ROSA, Ester Calland de Souza (Orgs.). Ler e escrever na Educação Infantil: discutindo práticas pedagógicas. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.
BRAZIL. Law No. 9,394, of December 20, 1996. Establishes the guidelines and bases for national education. Official Gazette of the Union, Brasília, DF, Dec. 23. 1996. Available at: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Accessed on: Jun. 05, 2024.
BRAZIL. Ministry of Education and Sport. Secretariat of Elementary Education. National Curriculum Framework for Early Childhood Education. Brasília: MEC/SEF, 1998. Vol.3.
BRAZIL. CNE/CEB Resolution No. 5, of December 17, 2009. Establishes the National Curriculum Guidelines for Early Childhood Education. Official Gazette of the Union, Brasília, DF, Dec. 18, 2009. Available at: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/rce005_09.pdf. Accessed on: May 08, 2024.
BRAZIL. CNE/CEB Resolution No. 20, of November 11, 2009. National Curriculum Guidelines for Early Childhood Education. Official Gazette of the Union, Brasília, DF, Nov. 12, 2009. Available at: https://portal.mec.gov.br/dmdocuments/rceb020_09.pdf. Accessed on: May 08, 2024.
BRASIL. The National Common Curricular Base (BNCC). Brasília, DF: Ministério da Educação, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br. Acesso em: 01 de maio de 2024.
BRAZIL. Collection Reading and Writing in Early Childhood Education. Brasília: MEC/SEB/DEP, 2016. Children as Readers and Authors – Notebook 5. Available at: https://lepi.fae.ufmg.br/publicacoes/colecao/. Accessed on: May 20, 2025.
BRAZIL. Collection Reading and Writing in Early Childhood Education. Brasília: MEC/SEB/DEP, 2016. Children as Readers and Authors – Notebook 0. Available at: https://lepi.fae.ufmg.br/publicacoes/colecao/. Accessed on: May 20, 2025.
BRAZIL. MEC Ordinance No. 85, of January 31, 2025. Establishes the Continuing Training Program for Reading and Writing in Early Childhood Education - Pro-LEEI within the scope of the National Commitment to Literate Children. Official Gazette of the Union. Brasília, DF, Jan. 31, 2025.
CANDIDO, A. Vários escritos. Rio de Janeiro: Ouro sobre azul, 2004.
SOUZA DE CASTRO, Estela; DA FONSECA LOPES, Julia; MEDEIROS NOGUEIRA, Gabriela. Projeto Leitura e Escrita na Educação Infantil - LEEI (2013-2023): uma análise em três tempos. Olhares e Trilhas, Uberlândia, v. 27, n. 1, p. 1-23, 2025. Available at: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/74047. Accessed on: Oct. 3, 2025. DOI: https://doi.org/10.14393/OT2025v27.n.1.74047.
GOULART, I. do C. V. Em meio à subjetividade da leitura: marcas de um leitor subjetivo. Revista De Estudos De Cultura, vol. 10, n. 26, p. 27–43, 2025. Available at: https://doi.org/10.32748/revec.v10i26.21874. Accessed on: May 20, 2025.
GOULART, I. C. V. Leitura, leitura literária e ensino: representações discursivas na década de 1980. Lavras: Ed. UFLA, 2023.
GOULART, Ilsa do Carmo Vieira. Para além as palavras: espaços de inclusão da criança na cultura letrada. Revista Brasileira de Alfabetização – ABALF, Vitória, ES, v. 1, n. 2, p. 48-62, jul./dec. 2015. Available at: https://revistaabalf.com.br/index.html/index.php/rabalf/article/view/61. Accessed on: May 20, 2025.
NUNES, M. F. et al. Curso de formação continuada sobre “Leitura e Escrita na Educação Infantil”: orientações para a elaboração do material didático de cursos de formação de professores da Educação Infantil sobre leitura e escrita. Belo Horizonte: COEDI, SEB, MEC, UFMG, UFRJ, UNIRIO, 2015. Available at: https://lepi.fae.ufmg.br/arquivos/outros/Leitura-e-Escrita-na-EI.pdf. Accessed on: Oct. 3, 2025.
Téléchargements
Publié
Numéro
Rubrique
Licence
© Andreia Borges de Oliveira Carvalho, Ilsa do Carmo Vieira Goulart 2025

Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.
























