A implementação do atendimento à Educação Infantil no município de Teresina – PI: da política de financiamento à política de convênios
DOI :
https://doi.org/10.14393/REPOD-v14n3a2025-78551Mots-clés :
Educação Infantil, Teresina, Implementação, Conveniamento, Subvenções sociaisRésumé
Este artigo objetiva analisar a implementação do atendimento à Educação Infantil (EI) na Rede Municipal de Educação de Teresina, pela via do conveniamento com instituições comunitárias, confessionais e filantrópicas sem fins lucrativos. Trata-se de um estudo de revisão bibliográfica de base documental que se apoiou em teóricos como Adrião e Borghi (2008), Arelaro (2008), Bassi (2011), Gil (2008), dentre outros. Colocam-se em discussão as contribuições desde o FUNDEB do ano de 2007, o Plano Municipal de Educação, e o FUNDEB (2020) para a expansão da EI. O estudo evidencia o segmento da EI por meio da política de convênios celebrados entre a Secretaria Municipal de Educação de Teresina – PI e as instituições conveniadas, através de subvenções sociais destinadas a estas instituições. Conclui-se que o FUNDEB e a Emenda Constitucional n° 59/09 foram importantes marcos regulatórios para o aumento do conveniamento como estratégia para a ampliação da oferta de EI e o cumprimento do plano, mas observou-se uma redução no número de matrículas conveniadas, principalmente em razão da municipalização, e que a terceirização das políticas públicas pode gerar desigualdades, fragilizar a gestão municipal e favorecer interesses mercadológicos.
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© Vinicius Silva de Sousa, Carmen Lucia de Sousa Lima 2025

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