A qualidade da educação mediante as relações público-privadas e o direito à educação infantil no município de Uberlândia-MG

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.14393/REPOD-v14n3a2025-78542

Mots-clés :

Educação Infantil, Qualidade da educação, Direito à educação, Relação público-privado

Résumé

Este artigo tem como objetivo apresentar o conceito de qualidade na educação infantil, identificar como o direito e a qualidade dessa etapa da educação básica têm se efetivado no município de Uberlândia, por meio da relação público-privada estabelecida com as Organizações da Sociedade Civil – OSCs. Visa ainda identificar como o direito à educação infantil de qualidade se apresenta na Legislação Nacional Brasileira. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica e análise documental. A pesquisa evidenciou que houve uma evolução no campo jurídico no que diz respeito ao direito à educação infantil; contudo, ainda existe uma resistência, por parte do Estado, na oferta de qualidade dessa etapa da educação. Observamos a educação sendo ofertada por meio de arranjos institucionais diversos, como é o caso dos convênios e da relação público-privado, o que compromete a efetivação de uma educação pública e de qualidade para todos.

Biographies de l'auteur-e

  • Laís Hil´ario Alves, Universidade Federal de Uberlândia - Brasil

    Mestre em Educação. Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia (PPGED/UFU). Uberlândia, MG. Brasil. 

     

  • Lucia de Fátima Valente , Universidade Federal de Uberlândia - Brasil

    Doutora em Educação. Universidade Federal de Uberlândia – UFU. Laboratório de Análise de Políticas e Gestão da Educação – LAPGE/UFU, Uberlândia, MG. Brasil. 

     

  • Darluce Andrade de Queiroz Muniz, Universidade Federal de Uberlândia - Brasil

    Mestre em Educação. Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia (PPGED/UFU). Uberlândia, MG. 

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Publié

2025-11-14

Numéro

Rubrique

DOSSIÊ: “POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL E A LUTA HISTÓRICA POR ACESSO E QUALIDADE”

Comment citer

ALVES, Laís Hil´ario; VALENTE , Lucia de Fátima; MUNIZ, Darluce Andrade de Queiroz. A qualidade da educação mediante as relações público-privadas e o direito à educação infantil no município de Uberlândia-MG. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 14, n. 3, p. 1–20, 2025. DOI: 10.14393/REPOD-v14n3a2025-78542. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/78542. Acesso em: 5 déc. 2025.