A titularidade da escola na avaliação da qualidade educacional

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.14393/REPOD-v13n3a2024-75257

Mots-clés :

Avaliação das escolas, Qualidade social, Autoavaliação, Educação básica

Résumé

O artigo analisa experiências alternativas de avaliação da qualidade da escola pública, desenvolvidas em duas realidades (Portugal e Campinas/SP/Brasil) e apresenta um quadro que sistematiza categorias presentes em modelos de regulação soft. A titularidade das escolas na luta pela qualidade é corroborada nos dois modelos que se referenciam na qualidade social e na autoavaliação para o diálogo com os responsáveis pela regulação externa.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Statistiques

Chargement des statistiques…

Bibliographies de l'auteur-e

Mara Regina Lemes de Sordi, Universidade Estadual de Campinas - Brasil

Doutora em Educação. Professora Associada da Faculdade de Educação da UNICAMP. Este trabalho está vinculado ao grupo de pesquisa LOED/UNICAMP (líder) e a pesquisa financiada pela FAPESP – Processo 2022/06891-3 (Acordos de Cooperação SEDUC/Secretaria da Educação/PROEDUCA - Programa de Pesquisa em Educação Básica) sob sua coordenação Campinas, SP, Brasil.

Estela Costa, Universidade de Lisboa (Portugal)

Doutora em Educação. Professora Associada da Universidade de Lisboa. Portugal.

Références

AFONSO, A. J. Nem tudo o que conta em educação é mensurável ou comparável. Crítica à accountability baseada em testes estandardizados e rankings escolares. Revista Lusófona de Educação, Lisboa, v. 13, n. 13, p. 13-29, 2009. Disponível em: http://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/article/view/545. Disponível em: 14 fev. 2023.

AFONSO, N. Prefácio. In: COSTA, E.; ALMEIDA, M. (coord.). Autonomia e autoavaliação da escola: análise de processos de regulação. Lisboa: IE-ULisboa, 2020. p. 5-10. Disponível em: https://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/46719/1/Autonomia%20e%20autoavaliacao.pdf. Acesso em: 20 abr. 2024.

AFONSO, N.; COSTA, E. Knowledge moves: regulation and the evaluation of portuguese schools. In: FREEMAN, R.; STURDY, S. (ed.). Knowledge in policy: embodied, inscribed, enacted. Studies of health and education in Europe. United Kingdom: Policy Press, 2015. p. 43-60.

AFONSO, N.; COSTA, E. Avaliação externa das escolas: um instrumento de regulação baseado no conhecimento. In: BARROS, J.; AFONSO, N. (org.). As políticas educativas em Portugal: mobilização de conhecimento e modos de regulação. Vila Nova de Gaia: Fundação Manuel Leão, 2011. p. 155-189.

AFONSO, N.; COSTA, E. Les politiques d’évaluation des écoles. Le cas du Portugal. Recherches sociologiques et anthropologiques, Bélgica, v. 43, n. 2, p. 53-75, 2012. Disponível em: https://journals.openedition.org/rsa/789?lang=en. Acesso em: 20 abr. 2024. DOI: https://doi.org/10.4000/rsa.789.

ALVIK, T. School self-evaluation: a whole school approach. Dundee: CIDREE, 1996.

BONDIOLI, Anna (Org.). O Projeto pedagógico da creche e a sua avaliação: a qualidade negociada. Campinas – SP; Autores Associados, 2004.

BRASIL. Lei n. 31, de 20 de dezembro de 2002. Aprova o sistema de avaliação da educação e do ensino não superior, desenvolvendo o regime previsto na Lei n.º 46/86, de 14 de Outubro (Lei de Bases do Sistema Educativo). Diário da República, 2002. Disponível em: https://diariodarepublica.pt/dr/detalhe/lei/31-2002-405486. Acesso em: 10 jun. 2024.

CAMPOS, D. A regulação pelo conhecimento na avaliação externa de escolas. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade de Lisboa, 2023. Disponível em: https://repositorio.ul.pt/handle/10451/58376. Acesso em: 10 jun. 2024.

CAMPOS, D.; COSTA, E. O papel do conhecimento na construção e na promulgação de uma política pública: o caso da avaliação externa das escolas em Portugal. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, São Paulo, v. 31, n. 119, p. 1-27, 2023. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ensaio/a/fjL73gkPwFJyWjB5mX5ChxD/abstract/?lang=pt. Acesso em: 10 jun. 2024. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-40362023003103347.

CARVALHO, L. M.; COSTA, E. Avaliação externa das escolas em Portugal: atores, conhecimentos, modos de regulação. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, Brasília, v. 33, n. 3, p. 685-705, 2017. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/79302. Acesso em: 13 jun. 2024. DOI: https://doi.org/10.21573/vol33n32017.79302.

CARVALHO, L. M.; COSTA, E.; AFONSO, N. Espaces, acteurs et modalités de l’hybridité politique. Le cas de la construction d’un modèle pour l’évaluation externe des écoles au Portugal dans la première décennie du siècle. Spirale – Revue de Recherches en Éducation, França, n. 51, p. 15-29, 2013. Disponível em: https://www.persee.fr/doc/spira_0994-3722_2013_num_51_1_1070. Acesso em: 13 jun. 2024.

COSTA, E.; ALMEIDA, M. A avaliação no contexto da reconfiguração da ação do Estado. In: COSTA, E.; ALMEIDA, M. (coord.). Autonomia e autoavaliação da escola: análise de processos de regulação. Lisboa: IE-Lisboa, 2020. p. 16-31. Disponível em: https://tinyurl.com/5ddjprzt. Acesso em: 20 fev. 2024.

COSTA, E.; ALMEIDA, M. Formação-ação e autoavaliação de escolas: um contributo para o desenvolvimento organizacional e profissional dos professores. Educação, Sociedade & Culturas, Porto, v. 47. p. 73-93, 2016. Disponível em: https://repositorio.ul.pt/handle/10451/38383. Acesso em: 20 fev. 2024.

COSTA, E.; ALMEIDA, M.; CAMPOS, D. The comparison of Polycentric Inspection System (Polycentric Method) with the Portuguese Educational Audit System. Final report. Erasmus + Project: Polycentric Inspection, 2022.

EHERN, M.; BAXTER, J. Governance of Education Systems. Trust, accountability and capacity in hierarchies, markets, and networks. In: EHERN, M.; BAXTER, J. (ed.) Trust, Accountability and Capacity in Education System Reform. Global Perspectives in Comparative Education. London: Routledge, 2020. p. 30-54.

ESTEBAN, M. T. Silenciar a polissemia e invisibilizar os sujeitos: indagações ao discurso sobre a qualidade da educação. Revista Portuguesa de Educação, Braga, v. 21, n. 1, p. 5–31, 2018.. Disponível em: https://revistas.rcaap.pt/rpe/article/view/13917. Acesso em: 14 fev. 2023. DOI: https://doi.org/10.21814/rpe.13917.

FREIRE, P. Pedagogia da esperança. 15. ed. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 2008.

FREITAS, L. C. Qualidade negociada: avaliação e contra-regulação na escola pública. Educação & Sociedade, Campinas, v. 26, n. 92, p. 911-933, 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/dRvdK8ZQCFhC5D7Fwj6hGDK/abstract/?lang=pt. Acesso em: 5 jun. 2024. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302005000300010.

FREITAS, L. C. et al. Avaliação Educacional. Caminhando pela contramão. Petrópolis: Vozes, 2009.

FREITAS, L. C. A reforma empresarial da educação: nova direita, velhas ideias. São Paulo: Expressão Popular, 2018.

GUERREIRO, H. Para a compreensão da sustentabilidade da autoavaliação das escolas: um estudo de caso múltiplo em escolas públicas portuguesas. In: COSTA, E.; ALMEIDA, M. (coord.). Autonomia e autoavaliação da escola: análise de processos de regulação. Lisboa: IE-ULisboa, 2020. p. 110-139.

KLIJN, E. H. Trust in governance networks: looking for conditions for innovative solutions and outcomes. In: OSBORNE, S. P. (org.). The new public governance?. New York: Routledge, 2010.

LEITE, D. Avaliação participativa e qualidade - os atores locais em foco. Porto Alegre: Sulina, 2009.

LINGARD, B.; BAROUTSIS, A.; SELLAR, S. Enriching educational accountabilities through collaborative public conversations: conceptual and methodological insights from the learning commission approach. Journal of Educational Change, [s. l.], v. 22, p. 565–587, 2021. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s10833-020-09407-x. Acesso em: 10 jun. 2024. DOI: https://doi.org/10.1007/s10833-020-09407-x.

MAROY, C.; PONS, X. Accountability policies in education. A comparative and multilevel analysis in France and Quebec. United Kingdom: Springer, 2018.

PACHECO, J. A.; MORGADO, J. C; SOUSA, J. R. (org.). Avaliação institucional e inspeção: perspetivas teórico-conceptuais. Porto: Porto Editora, 2020.

SORDI, M. R. L.; FREITAS, L. C. Responsabilização participativa. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 7, n. 12, p. 87-99, 2013.. Disponível em: https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/263. Acesso em: 10 jun. 2024. DOI: https://doi.org/10.22420/rde.v7i12.263.

SORDI, M. R. L. Implicações ético epistemológicas da negociação nos processos de avaliação institucional participativa. Educ. Soc., Campinas, v. 33, n. 119, p. 485-512, 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/phtyn6KpxQWL9FDYFXBCPNd/abstract/?lang=pt. Acesso em: 5 jun. 2024. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302012000200009.

SORDI, M. R. L. Avaliação institucional participativa e o diálogo com as categorias de Boaventura de Sousa Santos. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, Brasília, v. 36, n. 3, p. 1108-1127, 2020.. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/rbpae/article/view/104843. Acesso em: 9 jun. 2024. DOI: https://doi.org/10.21573/vol36n32020.104843.

SORDI, M. R. L. (org.). Desafiando a hegemonia do campo da avaliação da qualidade das escolas: a avaliação institucional participativa como estratégia. Belo Horizonte: Fino Traço, 2022. Disponível em: https://www.finotracoeditora.com.br/e-book-desafiando-a-hegemonia-do-campo-da-avaliacao-da-qualidade-das-escolas. Acesso em: 10 jun. 2024.

SORDI, M. R. L. A qualidade social da escola pública em confronto com a lógica dos reformadores empresariais. In: SORDI, M. R. L.; VARANI, A.; MENDES, G. S. C. V. (org.). Qualidade(s) da escola pública: reinventando a avaliação como resistência. Uberlândia: Editora Navegando, 2017. p. 83-100.

SORDI, M. R. L.; SOUZA, E. S. (org.). A Avaliação Institucional como instancia mediadora da qualidade da escola pública: a rede municipal de educação de Campinas como espaço de aprendizagem. São Paulo: Millennium, 2009.

SORDI, M. R. L.; BERTAGNA, R. H.; SILVA, M. M. A avaliação institucional participativa e os espaços políticos de participação construídos, reinventados, conquistados na escola. Cadernos CEDES, Campinas, v. 36, n. 99, p. 175-192, 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ccedes/a/gxfgJfvP5KP6XNF4PNRmRYh. Acesso em: 13 jun. 2024. DOI: https://doi.org/10.1590/CC0101-32622016160503.

T0RRES, L. Liderança singular na escola plural: as culturas da escola perante o processo de avaliação externa. Revista Lusófona de Educação, v. 23, p. 51-76, 2013. Disponível em: https://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/article/view/3354. Acesso em: 10 jun. 2024.

TRISTÃO, E. A autoavaliação como instrumento das políticas de avaliação das escolas. In: COSTA, E.; ALMEIDA, M. (coord.). Autonomia e autoavaliação da escola: análise de processos de regulação. Lisboa: IE-ULisboa, 2020. p. 91-108. Disponível em: https://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/46719/1/Autonomia%20e%20autoavaliacao.pdf. Acesso em: 13 jun. 2024.

Publié-e

2024-09-12

Comment citer

SORDI, M. R. L. de; COSTA, E. A titularidade da escola na avaliação da qualidade educacional. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 13, n. 3, p. 1–18, 2024. DOI: 10.14393/REPOD-v13n3a2024-75257. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/75257. Acesso em: 30 sept. 2024.

Numéro

Rubrique

DOSSIÊ - “AVALIAÇÃO EXTERNA NO CONTEXTO DA REFORMA EMPRESARIAL: DESAFIOS PARA A QUALIDADE SOCIAL”