Políticas de bonificação e responsabilização no contexto da educação brasileira

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DOI :

https://doi.org/10.14393/REPOD-v13n3a2024-75248

Mots-clés :

Política de bonificação, Política de responsabilização, Trabalho docente

Résumé

No conjunto das políticas educacionais que foram desenvolvidas por meio da reforma do Estado na década de 1990, a cultura da avaliação está presente como dimensão pedagógica e política que redimensiona práticas, currículos e formação no contexto da escola pública. A Política de Bonificação Educacional é objeto de análise na presente pesquisa, tendo como objetivo analisar o Bônus de Desempenho Educacional, instituído em 2008, no estado de Pernambuco. Para a metodologia do trabalho, optou-se por uma abordagem qualitativa e como técnica, utilizamos o estudo de caso múltiplos, tendo docentes como participantes da pesquisa. Os resultados da pesquisa demonstraram que o Bônus de Desempenho Educacional é uma estratégia do sistema político e social para condicionar os profissionais da educação a internalizarem a responsabilidade pelo alcance de metas e resultados e, assim se sentirem motivados, por meio da bonificação, para viabilizar a concepção de educação alinhada aos ditames do capital.

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Bibliographies de l'auteur-e

Viviane Maria da Silva Ferreira, Universidade Federal de Alagoas (Brasil)

Mestra em Educação. Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Maceió, Alagoas, (AL), Brasil.

Givanildo da Silva, Universidade Federal de Alagoas (Brasil)

Doutor em Educação. Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Maceió, Alagoas, (AL), Brasil.  

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Publié-e

2024-09-12

Comment citer

FERREIRA, V. M. da S.; SILVA, G. da. Políticas de bonificação e responsabilização no contexto da educação brasileira. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 13, n. 3, p. 1–18, 2024. DOI: 10.14393/REPOD-v13n3a2024-75248. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/75248. Acesso em: 22 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

DOSSIÊ - “AVALIAÇÃO EXTERNA NO CONTEXTO DA REFORMA EMPRESARIAL: DESAFIOS PARA A QUALIDADE SOCIAL”