O receituário empresarial para a educação em Mato Grosso: avaliação e qualidade, accountability e premiação como “almas” do negócio

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.14393/REPOD-v13n3a2024-75247

Mots-clés :

Reformas empresariais, Qualidade, Avaliação, Accountability, Premiação

Résumé

O texto é parte de pesquisa em andamento e aborda a temática “reformas empresariais da educação”, destacando a centralidade da avaliação em larga escala como sinônimo de qualidade e a urgência na definição e adoção institucional de um conceito de qualidade social e negociada da educação, em detrimento de qualidade como sinônimo de bons resultados nos testes. Salientam-se a hegemonia das avaliações, as ações de accountability e as premiações de escolas, estudantes e professores em uma rede estadual de ensino. De abordagem qualitativa, trata-se de pesquisa bibliográfica e documental cujos dados foram coletados em sites oficiais do estado de Mato Grosso. Os resultados apontam que as reformas empresariais da educação, influenciadas por preceitos neoliberais, neotecnicistas e autoritários, se constituem em fortes amarras normativas e institucionais que imobilizam sujeitos coletivos e inviabilizam ações e proposições de cunho democrático e progressista como contraponto ao projeto hegemônico do capital em curso na educação.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Statistiques

Chargement des statistiques…

Bibliographies de l'auteur-e

Marilda de Oliveira Costa, Universidade do Estado de Mato Grosso (Brasil)

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), professora da Faculdade de Educação e Linguagem da Universidade do Estado de Mato Grosso, Câmpus Cáceres, Mato Grosso (MT), Brasil.

Samára Assunção Valles Jorge, Universidade do Estado de Mato Grosso (Brasil)

Mestra em Educação pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), professora da Faculdade de Educação e Linguagem da Universidade do Estado de Mato Grosso, Câmpus Cáceres, Mato Grosso (MT,) Brasil.

Elda Vasni Tavares Câmara , Universidade do Estado de Mato Grosso (Brasil)

Mestranda em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU) da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Câmpus Cáceres, Mato Grosso (MT). Brasil.

Références

BALL, S. J. diretrizes Políticas Globais e relações Políticas Locais em Educação. Currículo sem Fronteiras, v.1, n.2, p.99-116, Jul/dez 2001.

BALL, S. J. Education plc. Understanding private sector participation in public sector education. Routledge, London: 2007.

BALL, S. J. Performatividade, Privatização e Pós-Estado do Bem-Estar. Educ. Soc., Campinas, v. 25, n. 89, p. 1105-1126, Set./dez. 2004.

BALL, S. J.; OLMEDO, A. A `nova´filantropia, o capitalismo social e as redes de políticas globais em educação. in.: PERONI, Vera Maria V. (org.). Redefinições das fronteiras entre o público e o privado: implicações para a democratização da educação. Brasília: Liber Livro, p. 33-47, 2013.

BRESSER PEREIRA, L. C. A reforma do Estado dos anos 90: lógica e mecanismos de controle. São Paulo, Lua Nova, 1998. nº 45, p.49-95.

CALÇADE, P. Dar bônus a professores resolve problemas na Educação?”. Revista Nova Escola, publicado em 08 de agosto de 2018, p.05. Available at: https://novaescola.org.br/entrar?voltar=/conteudo/12235/dar-bonus-a-professores-garante-uma-educacao-melhor. Accessed on January 12, 2024.

CASASSUS, J. Uma nota crítica sobre a avaliação estandardizada: a perda de qualidade e a segmentação social. Sísifo, Revista de Ciências da Educação, n. 09, p. 71-78, 2009.

CHUBB, John E.; MOE, Terry M. Politics Markets & America´s Schools. Washington, d.C: The Brookings institution, 1990.

COSTA, M. de O. Contrarreformas, Nova Gestão Pública e relações público-privadas: mapeando conceitos, tendências e influências na educação. RBPAE - v. 35, n. 1, p. 159 - 179, jan./abr. 2019.

DALE, R. Globalização e Educação: demonstrando a existência de uma “Cultura Educacional Mundial Comum” ou localizando uma “Agenda Globalmente Estruturada para a Educação”? Educação e Sociedade, v. 25, n. 87, p.423-460, May/Aug. 2004.

FREITAS, L. C. Responsabilização, meritocracia e privatização: conseguimos escapar ao neotecnicismo? Texto apresentado no III Seminário de Educação Brasileira promovido pelo CEDES no Simpósio PNE: DIRETRIZES PARA AVALIAÇÃO E REGULAÇÃO DA EDUCAÇÃO NACIONAL, February 2011. Available at: www.cedes.unicamp.br.‎

FREITAS, L. C. Os reformadores empresariais da educação: da desmoralização do magistério à destruição do sistema público de educação. Educação & Sociedade, Campinas, n. 119, v. 33, p. 2012. Available at: https://www.scielo.br/j/es/a/PMP4Lw4BRRX4k8q9W7xKxVy/. Accessed on: January 18, 2024.

HARVEY, D. Neoliberalismo como destruição criativa. ©INTERFACEHS – Revista de Gestão Integrada em Saúde do Trabalho e Meio Ambiente - v.2, n.4, Translation, Aug. 2007.

HOOD, C. A Public Management for all Seasons? Public Administration, v. 69, p.3-19, Spring 1991.

LIBÂNEO, J. C. Políticas educacionais no Brasil: desfiguramento da escola e do conhecimento escolar. Cadernos de pesquisa, n. 159, v. 46, jan./mar. 2016.

LIMA, L. C. O paradigma da educação contábil políticas educativas e perspectivas gerencialistas no ensino superior em Portugal. Revista Brasileira de Educação. n.4, p. 43-59, Jan/Fev/Mar/Abr, 1997.

LIMA, L. C.; AFONSO, A. J. The Promised Land: school autonomy, evaluation and curriculum decision making in Portugal. Educational Review, v. 47, n. 2, 1995.

LIMA, L. C.; AFONSO, A. J. A emergência de políticas de racionalização, de avaliação e de controle da qualidade na reforma educativa em Portugal. Educação & Sociedade. Ano XIV. n. 44, p. 33-49, Abril. 1993.

MATO GROSSO. Lei n° 11.485, de 28 de julho de 2021. Programa Alfabetiza MT, o Prêmio Educa MT e a Inclusão Digital. Diário oficial do Estado, Nº 58.052, p.2.

MATO GROSSO. Decreto n° 1.065 de 10 de agosto de 2021. Regulamenta a lei de aprovação do Programa Alfabetiza MT, o Prêmio Educa MT e a Inclusão Digital. Diário oficial do Estado, nº 28.640, de 13 de dezembro de 2023, p. 63

MATO GROSSO. Decreto n°1.947, de 10 de outubro de 2022. Dispõe sobre o Programa EducAção - 10 Anos, no âmbito do Estado de Mato Grosso. Diário oficial do Estado.

MATO GROSSO. Decreto n°391, de 08 de agosto de 2023. Dispõe sobre a regulamentação da Lei Estadual nº 12.010, de 13 de janeiro de 2023, que institui o Prêmio Estudante Nota Dez para alunos da rede estadual de ensino de Mato Grosso. Diário oficial do Estado, nº 28.619, 09/11/2023, p. 35

MATO GROSSO. Portaria nº 784, de 21 de outubro de 2022. Dispõe sobre os critérios do Prêmio Educa MT, destinado a premiar as escolas da rede pública de ensino de Mato Grosso que obtiverem os melhores resultados de alfabetização, e apoiar aquelas com resultados insatisfatórios, de acordo com o Índice de Desempenho Educacional do Estado de Mato Grosso na Alfabetização (IDEMT-ALFA). Diário Oficial do Estado, nº 28.361, de 27 de outubro de 2022, p. 23.

MATO GROSSO. Portaria nº 1.514, de 09 de novembro de 2023. Dispõe sobre A Premiação Estudante Nota Dez para os alunos da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso, do ano letivo 2023. Diário oficial do Estado, nº 28.619, de 09 de novembro de 2023, p. 35.

MATO GROSSO. Lei Estadual nº 12. 010, de 13 de janeiro de 2023. Dispõe sobre a regulamentação da Lei Estadual nº 12.010, de 13 de janeiro de 2023, que institui o Prêmio Estudante Nota Dez para alunos da rede estadual de ensino de Mato Grosso. Diário oficial do Estado nº 28.559, de 09 de agosto de 2023, p.01.

O’NEILL, J. The privatization of public schooling in New Zealand. Journal of Education Policy. v. 26, n. 1, p. 17-31, January 2011.

OSHIRO, C. H.; SCORZAFAVE, L. G.; DORIGAN, T. A. Impacto Sobre o Desempenho Escolar do Pagamento de Bônus aos Docentes do Ensino Fundamental do Estado de São Paulo, RBE, Rio de Janeiro, n. 2, v. 69, p. 213–249, April/June. 2015.

RAVITCH, D. Vida e Morte do Grande Sistema Escolar Americano – como os Testes Padronizados e o Modelo de Mercado Ameaçam a Educação. Trad. Marcelo Duarte. Porto Alegre: Sulina, 2011.

SAURA, G. Neoliberalización filantrópica y nuevas formas de privatización educativa: La red global Teach For All en España. Revista de la Asociación de Sociología de la Educación l, n. 2, v. 9, p. 248-264. 2016.

SMYTH, J. The disaster of the “self-managing school” – Genesis, trajectory, undisclosed agenda, and effects. Journal of Education Administration and History, v. 43, n.2, p.95-117, 2011.

SCHNEIDER, M. P.; NARDI, E. L. Políticas de accountability em educação: perspectivas sobre avaliação, prestação de contas e responsabilização. Ijuí: Ed. Unijuí, 2019.120 p. ISBN:978-85-419-0270-0.

Publié-e

2024-09-12

Comment citer

COSTA, M. de O.; JORGE, S. A. V.; CÂMARA , E. V. T. O receituário empresarial para a educação em Mato Grosso: avaliação e qualidade, accountability e premiação como “almas” do negócio. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 13, n. 3, 2024. DOI: 10.14393/REPOD-v13n3a2024-75247. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/75247. Acesso em: 22 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

DOSSIÊ - “AVALIAÇÃO EXTERNA NO CONTEXTO DA REFORMA EMPRESARIAL: DESAFIOS PARA A QUALIDADE SOCIAL”