O receituário empresarial para a educação em Mato Grosso: avaliação e qualidade, accountability e premiação como “almas” do negócio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v13n3a2024-75247

Palavras-chave:

Reformas empresariais, Qualidade, Avaliação, Accountability, Premiação

Resumo

O texto é parte de pesquisa em andamento e aborda a temática “reformas empresariais da educação”, destacando a centralidade da avaliação em larga escala como sinônimo de qualidade e a urgência na definição e adoção institucional de um conceito de qualidade social e negociada da educação, em detrimento de qualidade como sinônimo de bons resultados nos testes. Salientam-se a hegemonia das avaliações, as ações de accountability e as premiações de escolas, estudantes e professores em uma rede estadual de ensino. De abordagem qualitativa, trata-se de pesquisa bibliográfica e documental cujos dados foram coletados em sites oficiais do estado de Mato Grosso. Os resultados apontam que as reformas empresariais da educação, influenciadas por preceitos neoliberais, neotecnicistas e autoritários, se constituem em fortes amarras normativas e institucionais que imobilizam sujeitos coletivos e inviabilizam ações e proposições de cunho democrático e progressista como contraponto ao projeto hegemônico do capital em curso na educação.

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Biografia do Autor

Marilda de Oliveira Costa, Universidade do Estado de Mato Grosso (Brasil)

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), professora da Faculdade de Educação e Linguagem da Universidade do Estado de Mato Grosso, Câmpus Cáceres, Mato Grosso (MT), Brasil.

Samára Assunção Valles Jorge, Universidade do Estado de Mato Grosso (Brasil)

Mestra em Educação pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), professora da Faculdade de Educação e Linguagem da Universidade do Estado de Mato Grosso, Câmpus Cáceres, Mato Grosso (MT,) Brasil.

Elda Vasni Tavares Câmara , Universidade do Estado de Mato Grosso (Brasil)

Mestranda em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU) da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Câmpus Cáceres, Mato Grosso (MT). Brasil.

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Publicado

2024-09-12

Como Citar

COSTA, M. de O.; JORGE, S. A. V.; CÂMARA , E. V. T. O receituário empresarial para a educação em Mato Grosso: avaliação e qualidade, accountability e premiação como “almas” do negócio. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 13, n. 3, 2024. DOI: 10.14393/REPOD-v13n3a2024-75247. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/75247. Acesso em: 30 set. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ - “AVALIAÇÃO EXTERNA NO CONTEXTO DA REFORMA EMPRESARIAL: DESAFIOS PARA A QUALIDADE SOCIAL”